Neste Natal, a missão é combater a solidão e o isolamento

A campanha arrancou no dia 20 de novembro
Produzido por Brandstory Notícias Magazine

A campanha “Luzes com presença”, da Missão Continente, pretende financiar 11 projetos nacionais que querem melhorar a quadra festiva de todos aqueles que mais precisam.

Mais do que apenas uma celebração religiosa, o Natal é também um momento de partilha, de solidariedade e de proximidade, mas, para muitos portugueses, é uma época marcada pela solidão. Se já era uma realidade antes da covid-19, nos primeiros meses de crise sanitária cerca de 25% da população europeia dizia sentir-se sozinha. “A solidão, agravada pela pandemia, já é considerada um caso de saúde pública que não podemos ignorar pelas consequências no campo da saúde mental e impacto direto na sociedade como um todo”, explica Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente, que acaba de lançar a campanha “Luzes com presença”.

Trata-se de uma iniciativa que junta, ainda, a TVI, a Federação Portuguesa de Futebol, a Entreajuda e o Banco Santander, que, entre 20 de novembro e 6 de janeiro de 2022, promove uma angariação de fundos para apoiar entidades dedicadas ao combate à solidão e ao isolamento. Em Portugal, com o envelhecimento da população, as situações de solidão são cada vez mais frequentes e impactam seriamente a vida das pessoas, em particular dos mais idosos. “Por isso, neste Natal, a Missão Continente, enquanto plataforma atenta às necessidades das comunidades, quer alertar para os temas da solidão e do isolamento social e criar um impacto positivo junto das populações, principalmente numa época cujo espírito é de solidariedade, de união, de família, de comunhão”, acrescenta a responsável.

“Queremos que seja um Natal com luz, em que todos se sintam acompanhados”, sublinha Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente

A campanha arrancou no dia 20, em todas as lojas da marca de distribuição, onde será possível adquirir vales no valor de um euro. O montante angariado reverterá integralmente para o financiamento de projetos de 11 entidades, duas com alcance nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e nove de atuação local. Num movimento simbólico, por cada vale vendido a Missão Continente acenderá uma luz em várias das localidades mais isoladas de Portugal, fazendo com que essas populações se sintam um pouco mais acompanhadas nesta época festiva. Com a promessa de chegar a todos os pontos do país, o objetivo será acender luzes de Natal em todos os distritos do território continental e ilhas.

Por outro lado, as organizações que beneficiam desta angariação de fundos podem continuar a sua missão solidária e social, nomeadamente através da prevenção e do combate à solidão e ao isolamento social. Mais do que não ter ninguém com quem falar, esta realidade pode ter consequências na saúde mental, como a agudização de doenças crónicas ou de patologias como a demência, assim como na redução da mobilidade e no aumento das dependências. Na Europa, cerca de 18% da população, o equivalente a 75 milhões de pessoas, admite sentir-se socialmente isolada. Esse é um problema tão sério, particularmente em países com elevados níveis de envelhecimento, que nações como o Reino Unido ou o Japão já criaram o ministério da Solidão para endereçar o desafio.

É também por isso que instituições como as que aderiram à iniciativa “Luzes com presença” assumem uma importância muito relevante na sociedade portuguesa. Essas organizações garantem, ao longo de todo o ano, apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital, cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio ou até atividades de estímulo às capacidades cognitivas. Nesta quadra festiva, todos podem contribuir para essa grande missão natalícia, através da aquisição dos vales disponíveis nas lojas Continente, donativos bancários ou ainda pela linha de valor acrescentado 761 10 10 10. “Queremos que seja um Natal com luz, em que todos se sintam acompanhados e que saibam que não estão sozinhos”, assinala Nádia Reis.