
Gesto de Takashi Kawamura causou polémica.
A japonesa Miu Goto levou para casa, que é como quem diz para a cidade nipónica Nagoya, a medalha de ouro em softball que conquistou nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Só não esperava que, na receção à atleta, o presidente da Câmara da sua cidade natal baixasse a máscara e lhe mordesse a medalha para festejar o feito. A atitude de Takashi Kawamura levantou tanta revolta, devido à quebra dos protocolos de higiene ligados à covid-19, que até a própria Toyota, dona da equipa onde Miu Goto joga, fez críticas ao gesto do autarca.
A polémica acabou por chegar aos ouvidos do Comité Olímpico Internacional e a organização das Olimpíadas decidiu oferecer uma nova medalha à atleta. Ainda antes, no meio do furacão, o próprio presidente da Câmara já se tinha oferecido para pagar uma nova medalha.
“Peço desculpas, do fundo do meu coração, por fazer com que ela e outras pessoas se tenham sentido desconfortáveis e por lhe ter causado problemas”, disse o autarca. O Japão foi campeão olímpico de softball após vencer os Estados Unidos.