Mário Dias Wood Creations: peças de madeira feitas por avô e netos

A sustentabilidade é um dos pontos fortes da marca

Castiçais, guarda-jóias, jarros ou taças. Mário Dias cria peças únicas a partir de madeira reaproveitada. Tudo começou com um tabuleiro de xadrez para oferecer ao neto.

A reforma foi o impulsionador. Mário Dias queria encontrar um novo passatempo. Depois viu um torno e decidiu comprar. A casa a sul do rio Tejo passou a ser a oficina improvisada, “um cantinho na garagem criado de propósito”. A primeira foi um tabuleiro de xadrez para oferecer ao neto, jogo querido entre os dois. A pandemia obrigou a estar em casa e foram aparecendo mais peças, que os netos adoraram. Assim nasceu a Mário Dias Wood Creations, uma marca de peças de madeira feitas artesanalmente.

“Umas melhores outras piores”, Mário Dias realça que cada uma é uma aprendizagem. Engenheiro mecânico de profissão, passou a vida entre máquinas e equipamentos industriais, nunca à volta da madeira. Sem qualquer experiência em carpintaria, considera-se um autodidata, apesar de ter algumas memórias de peças de madeira deixadas pelo pai, António Dias.

O processo criativo depende do que “há disponível”. O pedaço de madeira que tem ao dispor dita o rumo da peça. Por vezes, são também os netos a encomendar ideias. E cada trabalho é único, sendo a exclusividade um dos pontos fortes da marca. “Posso fazer dentro do mesmo género, mas haver duas peças iguais é impossível.”

A sustentabilidade é outro ponto forte da marca. “Aproveito madeiras que, de outra forma, iriam para o lixo ou para queimar.” . A matéria-prima vem de desperdícios de uma carpintaria perto de casa, da propriedade de um familiar que, regularmente, tem de cortar as oliveiras ou de pequenos troncos que vai encontrando no chão. “Do desperdício nascem coisas giras”.

O trabalho dos mais novos é fundamental, assegura o avô, e cada um tem a sua tarefa. Constança, de 12 anos, foi a responsável por criar a marca, o logótipo e pensar na comunicação, influenciada por aulas de empreendedorismo no colégio. Os seis anos de Francisca não a coíbem de participar, estando responsável por escolher quais as peças que seguem para venda e quais ficam na família. Salvador, de nove anos, foi o motivo para o nascimento da primeira peça. Gosta de opinar os trabalhos do avô e, de vez em quando, dá uma mão. O que Mário Dias frisa ser “interessante por lhes dar a oportunidade de mexer com coisas às quais não estão habituados”.

Mário Dias garante que a marca vai para lá do conceito de negócio, pois o maior benefício que tira é a interação com os netos.

As peças da Mário Dias Wood Creations estão disponíveis na pop up store da Portugal Manual (plataforma que promove trabalhos manuais e a tradição artesã portuguesa, no Centro Cultural de Belém, Lisboa), na plataforma Shopify e na página de Instagram.

A neta mais nova de Mário Dias, Francisca, é responsável por separar as peças que são para venda e as que ficam para uso da família