
As mangas balão destacam-se em vestidos, blusas ou tops, numa inspiração retro que se mistura com tendências mais atuais.
Volta e meia, a moda devolve à atualidade referências de outras temporadas, como é o caso das mangas balão que descrevem muitas das propostas que se veem nas lojas e nas ruas. Muito por culpa do “estilo retro” que dá mote a muitas coleções, como destaca o stylist Pedro Crispim.
Para o profissional, “este toque romântico resulta bem a nível de equilíbrio, em todos os tipos de corpos, menos o triângulo invertido, pois já tem a linha dos ombros e costas largas”. No entanto, assegura que as mangas balão ou bufantes “são ótimas para equilibrar um corpo triangular, visto que esta tipologia tem o quadril mais largo”.
De notar que chamam a atenção para os braços e ombros, por isso é mesmo importante jogar com as simetrias para garantir um resultado final equilibrado.
Peças de vestuário com este tipo de mangas não deixam ninguém indiferente, traduzindo-se em escolhas elegantes e versáteis. E há sugestões para todos os gostos e ocasiões. Até porque, como aponta Pedro Crispim, “camisas, vestidos, t-shirts, malhas e inclusive casacos, possuem na sua construção a presença deste detalhe diferenciador, híper feminino e romântico dos anos 1980”.
Às versões mais exuberantes e sofisticadas, somam-se agora outras mais discretas, longe da era vitoriana, no século XIX, quando as mangas insufladas marcaram o guarda-roupa das princesas e damas da corte, mas com assumida inspiração.







