Assumidamente contra o “fast fashion” e o desperdício na indústria da moda, a designer Eliana Barros criou uma marca de carteiras intemporais, com qualidade para durar uma vida e sustentabilidade ambiental.
A marca Ownever nasceu em março e na coleção de lançamento tem cinco malas inspiradas no estilo de vida francês. Todas as carteiras são feitas à mão, por artesãs de Braga, e as peles são tingidas com materiais vegetais, num processo que consome menos água e exclui poluentes como o crómio, sendo também biodegradáveis. “Nunca poderia não pensar em sustentabilidade ao criar uma marca, porque sei que a indústria da moda pode ser relevante, mas não da forma que está”, refere a fundadora.
Licenciada em Design de Produto, Eliana Barros esteve quatro anos a trabalhar em marketing digital. Há pouco mais de um ano despediu-se e decidiu lançar-se na criação de algo novo, que rompesse com o atual conceito de usar e deitar fora. “Temos marcas que fazem coleções todas as semanas, não faz sentido este caminho”, critica.
Antes de começar, fez um inquérito a mais de mil mulheres, através do qual conseguiu perceber que preferem ter uma peça melhor do que muitas com menos qualidade. Uma conclusão que “ajudou a dar o passo que faltava para iniciar o projeto”. Os resultados do inquérito apontaram ainda que o preto é de longe a cor preferida das mulheres para carteiras.
Assim, as malas da coleção são todas em preto, “porque é a cor que garante mais intemporalidade”, são feitas por encomenda, podem ser personalizadas, e os preços variam entre os 260 e os 550 euros. A criadora da marca garante manutenção vitalícia do produto.