Mais de 50 cães sem lar depois de os donos morrerem de covid

Voluntários estão a incentivar adoções responsáveis através de fotografias de cada um dos cães nas redes sociais

O caso aconteceu no Brasil. Um grupo de voluntários mobilizou-se nas redes sociais e decidiu cuidar dos cães e promover a sua adoção.

Mais de 50 cães estão à procura de um novo lar depois de o casal que cuidava dos animais ter morrido vítima de covid-19, em Rio Claro, no interior de São Paulo, Brasil. O homem e a mulher viviam sozinhos e a casa alugada terá de ser devolvida ao proprietário até dia 10 de maio. Por isso, um grupo de voluntários mobilizou-se e lançou uma campanha para a adoção dos cães. Ao todo, eram 68 cachorros, mas 15 já foram adotados.

A Dona Rita, como era conhecida, começou a acolher animais abandonados há já alguns anos. Desde então que ela e o marido se desdobravam para manter os cães cuidados e alimentados.

No final de março, o casal foi infetado pelo novo coronavírus. Ambos acabaram por ser internados e não resistiram ao agravamento da doença. Uma filha passou a tratar dos cães até também ela ser infetada e ser obrigada a ficar de quarentena. Foi então que um grupo de voluntários se mobilizou nas redes sociais e decidiu cuidar dos cães.

Uma das voluntárias, Giselle Pfeifer, referiu ao jornal “Estado de São Paulo” que a “Dona Rita era uma pessoa simples, que cuidava bem dos cães, mas o coração foi maior que a razão e ela acabou a acumular um número exagerado de animais”. Os voluntários estão a angariar ração, produtos de limpeza e verba para cuidados veterinários e para conseguir alugar por mais um mês a casa do casal que faleceu. Estão a incentivar adoções responsáveis através de fotografias de cada um dos cães nas redes sociais. Apoiam os novos donos com medicação, vacinação e esterilização do animal.