Publicidade Continue a leitura a seguir

Luís Filipe Vieira, o casal Gates e os imigrantes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Uma das polémicas da semana passada foi a requisição do empreendimento turístico Zmar para acolher pessoas em isolamento profilático, como resultado do surto na comunidade agrícola imigrante de Odemira. Segundo o bastonário da Ordem dos Advogados, tal requisição é “um caso de violação dos Direitos Humanos”. Claro que sim, violação dos Direitos Humanos é não poder ir uns dias para a casa de férias e ter contacto com a Natureza, só por causa de uns sortudos de uns agricultores explorados que podem estar dias a fio a desfrutar do ar puro do litoral alentejano em contacto direto com amoras e mirtilos. Nós trancados numa casa em Cascais e eles ali.

2

Entretanto, descobriram-se dezenas de empresas de prestação de serviços que exploram a mão de obra migrante nas campanhas de apanha de frutos silvestres no sudoeste alentejano. São empresas-fantasma, criadas num dia, que desaparecem no dia seguinte sem deixar rasto quando são alvo de algum tipo de inspeção. Já percebi por que razão há tanta gente em Portugal com pudor em abrir o tão falado Museu da Escravatura, é porque vai ter de ter uma ala só dedicada aos dias de hoje.

3

A Roma anunciou que José Mourinho será o treinador a partir da próxima temporada, sucedendo assim a Paulo Fonseca. Faz todo sentido que alguém que se comporta como um imperador queira viver em Roma.

4

Rúben Amorim foi suspenso por seis dias devido a declarações após o jogo contra o F. C. Porto, nos idos de outubro de 2020. O atraso será devido, em parte, à suspensão de prazos processuais motivada pelo estado de emergência. Fonte segura garante-me que também vai ser suspenso por se ter baldado a uma aula de Físico-Química quando estava no 8.º ano e por ter mandado abaixo uma torre de legos de um primo em 1987.

5

Melissa e Bill Gates vão divorciar-se ao fim de 27 anos de casamento. Segundos os teóricos da conspiração, as partilhas vão ser uma chatice. Como é que se dividem mais de 600 milhões de vacinados que agora têm chip? Quem fica com a Dona Alzira que consegue apanhar a RTL e tem roaming ativo?

6

A audição de Luís Filipe Vieira em comissão parlamentar enquanto um dos maiores devedores do Novo Banco decorreu ontem. Preparem-se: vai pedir uns trocos para o parquímetro e cravar um pastel de nata no bar da Assembleia e não vai pagar de volta.

7

Por falar em Novo Banco, a instituição atribuiu prémios no valor de 1,9 milhões de euros à equipa de gestão. Detalhe: esse prémio refere-se a um ano com 1329 milhões de euros de prejuízo. Parece aqueles pais que, quando os filhos chumbam, lhes dão um carro. E depois com esse carro atropelam três idosos e dão-lhes um iate. E por aí em diante.

8

As corridas de touros deixam de fazer parte da programação da RTP em 2021. O lobby taurino vai ter de ser mais criativo. Talvez colocar uma ganadaria na montra final do Preço Certo.