Limpar o rosto diariamente é um dos cuidados básicos para cuidar da pele. À noite e de manhã, a rotina abrange cara e pescoço, envolvendo loções ou águas micelares apropriadas para retirar os resíduos de maquilhagem ou de poluição.
Ter uma pele perfeita é o desejo de muitos e há detalhes que podem fazer toda a diferença. Segundo os especialistas, a aposta deve começar pela correta limpeza da pele. Um hábito que deve ser diário, até porque, como sublinha a maquilhadora Inês Mocho, a pele deve ser limpa “tanto de manhã, como à noite, pois os desafios são diferentes”. “À noite, o propósito é limpar toda a maquilhagem que tenhamos posto, limpar a poluição e o sebo, de forma mais profunda. De manhã, quando acordamos, como lavamos a nossa pele antes de nos deitarmos, é uma limpeza mais suave, sobretudo para refrescar a pele, para limpar a gordura que a pele libertou durante a noite e os cremes que estiveram a atuar durante o sono, preparando uma rotina de hidratação.”
À noite, a profissional aconselha “uma dupla limpeza, que é uma técnica coreana – double cleansing – em dois passos”. Em ação, primeiro, entra um elemento lípido, ou seja, um óleo de limpeza para retirar os resíduos mais gordurosos da pele, seja maquilhagem ou poluição. “Temos de massajar muito bem o nosso rosto [cara e pescoço], os nossos olhos, com a gordura da nossa preferência. Se gostarmos de o fazer com os dedos (mãos), recomendo um óleo de limpeza; se for com discos de algodão, então, sugiro um desmaquilhante bifásico”, diz Inês Mocho. De seguida, como a água não tira o óleo, sugere “um desmaquilhante próprio, que pode ser um sabão de limpeza de rosto adequado à tipologia da pele ou água micelar”.
Ao acordar, “a limpeza da pele é muito mais rápida e prática”, bastando cumprir o segundo passo da noite. Por isso, basta utilizar “loção de limpeza, sabão ou água micelar completamente neutros só para limpar resíduos de creme”, conclui a maquilhadora, acrescentando que estes cuidados não devem ser exclusivos de quem se maquilha, pois todos estamos expostos às mais variadas impurezas.