Livros que sugerem vinhos para brindar

Apesar de a culinária ser uma das categorias que mais livros vende em Portugal - segundo um estudo recente da GfK Portugal (empresa multinacional de estudos de mercado), entre janeiro e setembro houve, inclusivamente, um aumento de 9% nas vendas físicas nesse segmento -, contam-se pelos dedos das mãos os que são lançados anualmente sobre vinhos. Os guias acabam por dominar. Mas, muito de vez em quando, surgem obras que valorizam as histórias e as imagens. Que enobrecem os vinhos e quem os produz.

100 Grandes Vinhos de Portugal

Maria João de Almeida
Zest Books
70 euros

É muito mais do que um livro sobre vinhos. Na escrita, nas surpreendentes fotografias das garrafas, na elegância do desenho, nos materiais. Dada a qualidade existente, selecionar uma centena de vinhos (brancos, rosés, tintos e espumantes) é missão quase impossível. Mas essa escolha foi feita com o conhecido rigor da autora. Horas e horas de provas e conversas conhecem, agora, a luz do dia e, assim, ficamos a saber as histórias de produtores, os diferentes métodos de produção e as razões de cada enólogo. Publicado separadamente em português e inglês, terá dupla distribuição, nacional e internacional. Ainda bem.

Guia Popular de Vinhos 2022

Aníbal José Coutinho com Neil Pendock
Editorial Presença
15,90 euros

Trata-se de um guia pensado no consumidor tradicional e assinado por dois especialistas com larga experiência. Em quase 400 páginas, são apresentadas as melhores escolhas para quem pretende gastar entre dois e 15 euros na compra de um bom vinho no supermercado. Uma obra que mantém o rigor e o conhecimento das edições anteriores. Em cada região, as melhores avaliações merecem destaque, assim como a referência aos produtores que incluíram três ou mais vinhos entre as melhores provas. A publicação da imagem de cada garrafa é uma preciosa ajuda na hora de ir às compras.

Vinhos do Douro

João Paulo Martins
Oficina do Livro
13,90 euros

O jornalista, com mais de três décadas de trabalho na área dos vinhos e que também assinou neste ano, pela mesma editora, um guia de vinhos de Monção e Melgaço, fez cerca de mil provas (brancos, rosés, tintos, colheitas tardias e espumantes) para colocar no mercado uma obra que não é apenas útil. É, também, uma homenagem a uma região única. Das grandes empresas aos pequenos produtores, todas as avaliações possuem completa ficha técnica e respetiva nota de prova. E onde não falta a seleção dos melhores do ano por família de preços.

Foot Trodden

Simon J Woolf e Ryan Opaz
Edição de autor
30 euros

Um registo, tão escasso, que se saúda e que só é possível graças a uma campanha de crowdfunding. Uma obra, em inglês, de capa dura e belas fotografias, sobre a cultura do vinho em Portugal. O relato de um inglês e de um americano construído ao longo de quatro anos de trabalho e “engarrafado” em cerca de 250 páginas. Curiosidades, factos históricos, pessoas anónimas e gigantes alimentam uma narrativa marcadamente afetiva. A edição em português, no horizonte de Simon e Ryan, será um justo prémio para os autores e o reconhecimento nacional de um livro, já publicado na Europa e nos Estados Unidos, que é uma homenagem ao passado da pisa a pé. E ao futuro.