Leema: brincos moldados a quatro mãos

Leonor e a irmã Ema Ventura fazem brincos com fimo

Leonor e Ema Ventura, são irmãs, de Ovar, confirmaram no confinamento que as artes manuais lhes correm nas veias. Criaram a Leema, uma marca de acessórios para as orelhas.

Compraram algum material na desportiva, fimo – uma massa semelhante à plasticina – de cores diversas, moldaram-no com as próprias mãos e acabaram por fazer brincos de várias formas e feitios. “Experimentámos, fizemos vários modelos, acabámos por seguir em frente”, conta Leonor Ventura, 20 anos, aluna de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A irmã Ema tem 23 anos, licenciou-se em Economia no ano passado, arranjou emprego, entretanto. São irmãs e são de Ovar.

A brincadeira de final do ano passado, durante o confinamento, tornou-se coisa séria, perceberam que havia ali potencial. Leonor e Ema, filhas de pai arquiteto e mãe artesã que faz peças com trapilhos, juntaram as iniciais dos seus nomes e criaram a Leema, marca de acessórios para as orelhas. O processo não é complexo. Compram pacotes de fimo e usam um forno doméstico para que os brincos ganhem consistência. A arte está na maneira com trabalham e moldam a matéria-prima para criar peças bonitas, fora do comum, juntando cores. As possibilidades são infinitas, na verdade. “Percebemos que havia uma grande variedade de brincos que podíamos fazer”, realça Leonor. Assim tem sido. Com imaginação, criatividade, arrojo, dedicação e amor, e quatro mãos com jeito para o artesanato. E constante troca de ideias.

Experimentar sem limites, criar o que se gosta. Isso é ponto assente. “Fazemos o que tem mais a ver connosco, o que gostamos e o que usamos, não faz sentido ser de outra forma”, diz Leonor. Ao próprio jeito, ao próprio gosto. Ou não tivessem vários furos nas orelhas. A inspiração também surge de fotografias que vão vendo nas redes sociais, em modelos e formas que lhes vão passando diante dos olhos. “Tentamos dar o nosso toque. Vemo-nos a usar os brincos que fazemos e que são diferentes do que se vê. O nosso objetivo é destacarmo-nos pela diferença.”

Ideia de final de ano, marca e loja no Instagram em fevereiro de 2021 com o lançamento da primeira coleção. A segunda foi apresentada há cerca de duas semanas. Uma linha mais colorida com azuis e roxos e outra mais clássica. Brincos maiores e mais pequenos, uns mais chegados à orelha e outros para usar pendurados, arredondados e argolas, e ainda dois inspirados na flor de lótus. Todos feitos a quatro mãos. Em perspetiva, estão já brincos de mola e ganchos para o cabelo. As peças são enviadas pelo correio para todo o país e entregues em mão na zona de Ovar. Custam entre cinco e nove euros.