Susana Romana

Jeff Bezos, Boris Johnson e as camas da aldeia olímpica

Rubrica "Partida, largada, fugida", por Susana Romana.

1

Bom domingo e, se for caso disso, boas férias. Foi para o Algarve, para o Gerês ou para o espaço num pénis de mamute? É a nova moda entre os bilionários, pegarem nuns biliões que têm a mais e irem ali dez minutos para lá do planeta. Sempre gostaram de olhar para nós de cima para baixo, agora estão só mesmo a ser literais.

2

Na semana passada foi a vez de Jeff Bezos, o homem mais rico do Mundo e dono da gigante Amazon. A nave, era óbvio até para quem não tem 12 anos de idade mental, parecia então um gigantesco falo. Eu acho que esta iconografia sexual não foi ao calhas. Representa bem aquilo que Bezos faz aos seus trabalhadores explorados e também aos países nos quais não paga impostos. #manguitodoscéus

3

Mas admito que há uma pequena parte de mim que se sente desforrada por ver estes ricaços todos a tornarem-se astronautas destemidos. É que isto é claramente a vingança dos maus alunos a Educação Física. “Ai não me queres na tua equipa de basquetebol porque tenho menos jeito que um pilarete de estacionamento? Então, olha para mim a ir ao espaço. Quem é que é choninhas agora, ó Jaime?”

4

Cá em baixo, em Portugal, António Costa estima que o país deva atingir a imunidade de grupo no final do verão, “um momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade”. Estou a contar com um novo feriado da Restauração, pelo menos – restauração da independência, mas também uma homenagem a todos os restaurantes que andam a fazer bitoques com zaragatoa a cavalo a 50% da lotação.

5

Já no Reino Unido, Boris Johnson deu ordem de abertura geral. Alguns especialistas consideram isto precipitado. Mas quem é que achou que um homem que não sabe sequer tomar conta do seu próprio cabelo sabe tomar conta de um país? Aquela gadelha está a exigir mais independência que a Escócia.

6

O ministro da Administração Interna pronunciou-se finalmente sobre os festejos do Sporting. Resumindo o relatório do IGAI: foi culpa de toda a gente menos dele, sendo que nunca ao longo do processo se percebeu quem é que tinha legitimidade hierárquica para controlar os festejos. Querem ver que era eu? Ficou combinado ir eu para o Marquês com uma carabina e uma daquelas cenas luminosas dos controladores aéreos? Eh pá, desculpem. Metem-me em tantos grupos de Whatsapp que eu desligo as notificações e se calhar não vi.

7

As sondagens que circularam na semana passada dão as avaliações ao desempenho do Governo em queda, ao mesmo tempo que o PS teria praticamente os mesmos votos das últimas legislativas. Ou seja: já não gostamos deste namorado, mas olhamos à volta e pensamos “bom, ao menos tem a dentição completa”.

8

As camas para os atletas que estão na aldeia olímpica são feitas de cartão para poderem depois ser recicladas, tornando os Jogos de Tóquio mais sustentáveis. Este é o motivo oficial, mas o boato que surgiu tinha mais graça: as camas são de cartão para serem frágeis e evitarem assim forrobodó entre os atletas. Porque já se sabe o ditado: uma lady na mesa, uma louca no chão porque a cama ficou feita em confetti.