Jardins interiores: a natureza num recanto da casa

O primeiro passo é definir o local

Sem investimento avultado ou grande esforço, é possível criar um jardim interior, mesmo no inverno. Dicas e inspirações para ter mais verde dentro de portas.

Criar um jardim dentro de casa não tem de ser uma tarefa complexa e exclusiva de decoradores. Entre diferentes espécies, tamanhos e formas, é fácil encontrar as plantas que vão valorizar o ambiente da sua casa. E o investimento também não é grande – basta uma boa dose de inspiração e algumas dicas para levar a Natureza para dentro de portas.

O primeiro passo é definir o local. As janelas são a localização mais óbvia, mas as plantas são também uma solução para decorar espaços mortos da casa – cantos ou escadas, por exemplo – ou para adornar uma aborrecida parede branca. Paulo Teixeira, gerente do Horto da Circunvalação (Porto), sublinha que “a luz e a circulação de ar são as características mais importantes” para escolher a localização.

A seguir, é preciso selecionar as espécies. “A escolha das plantes depende sempre da luz e do ar” e, por isso, deve ser feita tendo em conta o espaço e a disponibilidade e tempo de quem vai assegurar a manutenção. Palmeira ráfia, espada-de-são-jorge, costela-de-adão ou clorófito são as escolhas mais seguras para quem não tem muita experiência com jardinagem. Bonsais, catos e suculentas são também boas opções ornamentais e não necessitam de muita atenção. E para juntar ao verde outras cores, há flores resistentes que darão mais vida ao jardim. Lírio-da-paz, begónia e orquídea são algumas das espécies mais utilizadas para interiores.

Móveis antigos que ganham uma nova vida, prateleiras ou mesas para servir de suporte são úteis para definir a área ajardinada. Um terrário ou um arranjo podem ser excelentes opções quando o espaço é exíguo.

O benefício de ter plantas dentro de casa é o contacto mais próximo com a Natureza, realça Paulo Teixeira, destacando, ainda, a estética e a renovação do ar como pontos igualmente positivos. Além de que “as plantas de interior nunca saíram de moda”, garante.

Com altas palmeiras ou pequenos catos, com ou sem decorações, numa área ampla ou servindo como apontamento de um espaço reduzido, um jardim interior valoriza sempre qualquer casa.