Jardineiras: versáteis e joviais

Há marcas que têm sempre jardineiras no catálogo

As jardineiras voltam a marcar o verão, numa fusão de conforto e estilo. Aos cortes clássicos, juntam-se folhos ou tecidos estampados em modelos para quase todas as idades.

Colocadas na moda na década de 1970, depois de usadas inicialmente em contexto laboral, as jardineiras nunca mais saíram dos armários e este verão voltam a afirmar-se na cidade, no campo ou no praia. São confortáveis, práticas e emprestam estilo aos visuais e já não se fazem só de ganga. Há modelos em tecidos mais leves, com cor ou estampados, e ainda em versão calções.

Há marcas que têm sempre jardineiras no catálogo, adaptando os materiais às estações do ano. É o caso da Xicalarica que, desde 2015, a partir de modelos base e design exclusivo, faz jardineiras “de todas as cores, lisas ou com padrões tendência”, explica a responsável, Liliana Coelho. O foco são “mulheres e adolescentes destemidas e felizes, que gostam de se sentir livres e confortáveis”.

Os folhos marcam a diferença em algumas propostas da Xicalarica e também são característica que se destaca nas propostas da Cirelle, mais femininas do que o modelo tradicional. “O objetivo foi criar uma peça muito versátil e que combinasse com ténis ou salto alto. Ajuda a montar looks rapidamente e tanto pode ser usada numa ida à praia como num jantar de sábado à noite”, descreve a mentora, Mafalda Carvalho. As clientes vão “dos 20 aos 45 anos”, garantindo jovialidade sem beliscar “a sofisticação”, sempre em tons pastel.

Elas são a grande aposta das marcas, mas não se pense que as jardineiras são restritas ao sexo feminino, pois os homens também gostam de puxar as alças até às fivelas na hora de andar na moda ou afirmar personalidade. É tudo uma questão de gosto, opções transversais não faltam.

Olivia Jeans | 89 euros
Zara | 25,95 euros
Cirelle | 79 euros
Xicalarica | 70 euros
Mango | 49,90 euros
Pull&Bear | 39,90 euros