Ir de férias e vigiar a casa com o telemóvel

Algumas empresas têm ainda apostado em tecnologias de segurança pessoal, como aplicações para o telemóvel

Os típicos alarmes sonoros há muito que não são o único sistema de proteção contra intrusos. Existem cada vez mais soluções inovadoras para que possa viajar sem ansiedade e manter a habitação vigiada.

O assaltante entra em casa e os sensores de movimento, estrategicamente colocados em portas e janelas, detetam o intruso e fazem disparar o alarme sonoro. Um aviso é enviado à central de segurança, que avalia a situação através das câmaras de vigilância. Atua de imediato e o dono da propriedade é avisado, enquanto pode assistir a tudo pelo telemóvel. No entanto, com um sistema de segurança completo com as últimas novidades no mercado, o mais provável é que a intrusão nem chegue a acontecer.

Uma das principais vantagens de optar por sistemas de empresas de segurança é a ligação, 24 horas, a técnicos prontos a atuar e a possibilidade de monitorizar a casa através da Internet com um sistema de câmaras espalhadas pelo interior e entrada da habitação. As novidades do setor incluem ainda chaves de desativação do alarme, que identificam o morador da casa, e evitam a necessidade de decorar códigos.

Além disso, existem soluções menos conhecidas e recomendadas pela Securitas Direct, como detetores de inibidores de frequências de alarmes (uma técnica usada por assaltantes para desabilitar os sistemas de segurança) ou sistemas de cortina de fumo, que geram visibilidade nula ao intruso. Articulados, os vários métodos de segurança oferecem uma maior segurança, reforça a Alarmes 24.

Algumas empresas têm ainda apostado em tecnologias de segurança pessoal, como aplicações para o telemóvel que permitem pedir ajuda à central de segurança em caso de perigo ou ameaça, quer seja em casa ou na rua. Estas são soluções pensadas principalmente para o público mais idoso e isolado, em que a ajuda imediata pode fazer toda a diferença.

Apesar de a época de verão ser a que suscita maiores preocupações relativamente à segurança da habitação, fonte da Securitas Direct garante que durante a época estival não há registo de aumento no número de assaltos. O fenómeno observado é de concentração dos incidentes, ou seja, “os assaltantes aproveitam a saída das pessoas das grandes cidades” para atuar nesses locais.

Uma das primeiras recomendações é verificar que todas as portas e janelas estão devidamente encerradas, mesmo para quem tem sistemas de segurança, explica a INV Proteção, de forma a evitar a ocorrência de falsos alarmes.

Mas há ainda outros conselhos. Confirmar o estado das fechaduras ou dar a aparência de casa habitada, através de sistemas automatizados de luz e persianas, são duas hipóteses que a Securitas Direct dá para segurança das propriedades.