Dan Rawlings esculpiu o tanque para deixar apenas o esqueleto de aço, transformando o veículo numa escultura 3D de uma floresta.
Um artista inglês passou quatro meses a transformar um camião-cisterna, que transportava combustíveis fósseis, numa obra de arte, de beleza industrial, que carrega uma mensagem sobre o poder da Natureza.
Dan Rawlings esculpiu o tanque para deixar apenas o esqueleto de aço, recriando troncos de árvores e galhos e transformando o veículo outrora poluente numa escultura 3D de uma floresta. “É muito trabalhoso, mas essa é a melhor parte”, disse o artista à BBC News, sublinhando que “há uma mensagem ambiental” na obra. Aliás, todos os seus projetos – também já transformou uma aeronave ou um furgão – têm esse propósito, recuperando objetos feitos pelo homem e relíquias industriais.
O camião está exposto num centro de artes em Scunthorpe, cidade siderúrgica de North Lincolnshire. Dan quer enviar uma mensagem sobre como as pessoas não pensam no futuro ao usar os recursos naturais. “Ignoramos em favor do lucro.” Para a obra, usou um camião de 12 anos funcional mas já obsoleto para qualquer empresa. “Temos de parar de destruir tudo inutilmente.”