Anéis, pulseiras e colares de prata, simples e minimalistas, em duas coleções exclusivas. O designer Filipe Fonseca criou a I Cognito para homens com atitude, personalidade vincada, que gostam de arriscar.
A meio da primeira quarentena, com mais disponibilidade para assentar ideias e tempo para traçar outros planos, Filipe Fonseca, designer de joalharia, começou a magicar uma nova marca de joias. O desejo de ter um projeto diferenciador e as cogitações em torno de um Mundo em suspenso, devido a uma pandemia, misturaram-se nos dias e meses e a I Cognito acabaria por surgir. Uma marca de joalharia masculina que se materializou em peças lançadas em junho deste ano. À venda online e ao vivo no espaço Filipe Fonseca Jewellery, no WOW (The World of Wine), em Vila Nova de Gaia.
O conceito tinha alicerces estruturados, Filipe Fonseca sabia o caminho que queria pisar, o batismo seria a preceito. “I Cognito significa saber, conhecer, ter perfeita noção de tudo. Eu sei quem sou, quem quero ser, como quero estar. É um grito de certeza para quem usa as peças”, conta. É uma questão de confiança, de autoestima, de bem-estar. “É uma marca que apela à autenticidade, à personalidade vincada e ao arriscar”, sublinha.
São anéis, colares, pulseiras em prata, desenhos e protótipos feitos pelo designer, produção em Gondomar, acabamentos que revelam o caráter de quem usa as joias nos dedos, no pulso ou ao pescoço. “Um acabamento polido acaba por ter mais destaque e dar mais brilho, um acabamento mate é mais discreto”, refere o designer, que estudou a arte na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, e voltou à área há cinco anos. “Tudo muito discreto e muito minimalista”, acrescenta.
Neste momento, a I Cognito tem duas coleções exclusivas. A “I”, centrada no eu, na consciência de quem se é, na autoconsciência masculina que serve de ponto de partida para linhas minimais, mas robustas, acabamentos com personalidade; e a “6”, número que simboliza a estabilidade, a segurança e confiança, numa simbiose entre o céu e a Terra. Coleção focada no equilíbrio com peças de seis faces, hexágonos irregulares. Ainda neste ano, Filipe Fonseca espera lançar mais duas coleções, uma delas no final deste mês, com frases de autores portugueses, Fernando Pessoa, José Saramago, Sophia de Mello Breyner, gravadas em joias de maior dimensão.
Individualidade, bom gosto, autenticidade, ousadia, atitude, são palavras que se misturam nas joias masculinas que Filipe desenha a pensar em quem aprecia uma linguagem sóbria, mas forte, sem grandes artifícios, e se sente bem na própria pele. É este o ADN da marca.
Conforto e afirmação com anéis mais finos ou mais grossos, com um ou mais fios ao pescoço, com os pulsos vestidos. “Basta a simplicidade para marcar, marcar pela diferença, marcar a nossa identidade e a nossa imagem.” As peças andam entre os 45 e os 280 euros. São joias, senhores, são joias para quem, reforça o designer, “se sente à vontade, tem vontade de arriscar e marcar pela diferença”.
Filipe Fonseca conta lançar mais duas coleções ainda neste ano, uma delas com frases de autores portugueses, como Pessoa, Saramago e Sophia, gravadas em joias de maior dimensão