Guilty Amália, uma marca de produtos artesanais e ecológicos

Velas e decoração de interior feitas à mão

Guilty Amália é uma marca de artigos de decoração feitos à mão e em casa de duas jovens lisboetas que estavam desavindas. Nascido na pandemia, o projeto quer impor-se com produtos originais, artesanais e ecológicos.

“Amália” e “Badass” são dois modelos de velas originais, irreverentes e ecológicas, que prometem fazer a diferença em qualquer decoração. A ideia nasceu em plena pandemia, quando Raquel Rijo, de 28 anos, estava desempregada e decidiu voltar a contactar Kamila, uma amiga com quem estava de relações cortadas. O desejo de criar foi maior do que a zanga e, no último Dia Internacional da Mulher, nasceu a Guilty Amália.

Entre a cozinha de uma e de outra, as velas foram ganhando forma. Para Kamila, designer gráfica de profissão, começar foi o grande desafio. “Achamos que fazer velas é só derreter, colocar cheiro e cor e está, mas não.” É preciso dominar vários processos químicos, a temperatura tem de ser rigorosa, as quantidades certas e o tempo contado. São muitos os procedimentos pelos quais é necessário passar e as duas amigas aprenderam a fazer velas “do zero”, com muita pesquisa e de forma autodidata. “Foram muitos erros”, admite Raquel, entre risos.

E o nome diz tudo. Guilty (culpado, em inglês) é o lado rebelde e moderno. Resume a visão que as criadoras têm sobre a decoração de interiores: um luxo pelo qual, às vezes, nos sentimos culpados. Já Amália é um nome tipicamente português, que bebe da tradição lusa.

Raquel Rijo e Kamila Kulik

A originalidade não é a única bandeira da marca. Guilty Amália pauta-se por ser totalmente feita em Portugal, de forma artesanal e com preocupações ecológicas. “Tentamos ir ao encontro da classe de clientes que procura um produto único e de grande qualidade.”

O apoio de causas sociais é outra das preocupações das jovens criadoras, que dedicam uma percentagem das vendas da Guilty Amália para a Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose.

Além da inovação nos desenhos das velas, as jarras em cerâmica, as bases para velas ou as pinturas começaram também a fazer parte dos artigos da marca. O objetivo “é continuar sempre a crescer” e, por isso, estão a preparar novos produtos para lançamento.

Com apenas um molde de cada modelo, a produção é ainda demorada. O objetivo é crescer, mas não massificar a produção. “Queremos manter os produtos à base do nosso amor, porque é isso que nos torna únicas”, sublinha Raquel. Nas palavras de Kamila, a Guilty Amália não é apenas a venda de um produto, mas antes de uma experiência completa de atenção personalizada a cada cliente.

Os produtos podem ser adquiridos no site e é possível saber mais acerca da marca na página de Instagram @guiltyamalia.