Grinaldas: tradição à porta

(Foto: Unsplash)

As grinaldas à entrada de casa recebem as visitas e anunciam a quadra que agora arranca. De galhos secos, pinheiro, algodão ou tecido - não faltam coroas originais para entrar no espírito a rigor.

A época festiva mais aguardada do ano está a chegar e as casas já se aperaltam. Nas portas, colocam-se grinaldas que anunciam o Natal e recebem os visitantes. Inspiradas na tradição ou em notas personalizadas, não faltam propostas.

O pinheiro serve de base a muitas sugestões, que se adornam com enfeites a rigor e, na maioria das vezes, azevinho, tão típico na quadra. Por resistir ao frio e à neve, começou por simbolizar imortalidade e proteção, acabando por se impor na decoração natalícia. As grinaldas também se podem fazer com galhos secos entrelaçados em formato de círculo, numa mistura de folhas e flores. Assim começaram a ser usadas, há muito, pelos romanos, como desejo de saúde para toda a família.

O significado inicial foi-se esquecendo, ao mesmo tempo que outros materiais ganharam protagonismo na hora de criar coroas vistosas e com a intenção de marcar o espírito da época. Manufaturadas, mostram-se agora em macramé, como aquelas que Célia Rodrigues apresenta na loja online ArtZen. “São todas feitas na hora, ou seja, por encomenda e demoram cerca de dois dias. A partir do mesmo modelo, podem ser personalizáveis ao nível do tamanho e das cores”, indica a autora.

De tecido e feltro são as que Marisa Ventura cria no espaço “100% Algodão”, em São João da Madeira, com motivos e tons ao gosto do cliente. Por norma, os pedidos são executados “de um dia para o outro”, adianta a anfitriã, sempre pronta a orientar o freguês para o “faça você mesmo”. À sua volta, o material salta à vista – entre árvores, biscoitos, bonecos de neve, laços, pinguins ou flocos de neve -, dando azo a ideias, despertando a vontade de colocar mãos à obra e de conferir mais magia ao quotidiano nesta altura do ano.

Casa | 15,95 euros
Maisons du Monde | 26,99 euros
Hôma | 10,99 euros
Zara Home | 19,99 euros
ArtZen | 21,80 euros
100% Algodão | 16 euros