Gnomos em falta no Reino Unido

O insólito confirma-se nos dados do Instituto Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha

Aumento da procura e escassez de matéria-prima tornaram quase impossível a tarefa de encontrar gnomos de jardim nas lojas inglesas.

As lojas de jardinagem do Reino Unido estão com escassez de gnomos de jardim, algo que se deve em parte ao recente bloqueio do Canal de Suez pelo navio de carga Ever Given. Mas também ao boom nas vendas de estátuas de gnomos e outros materiais de jardinagem no confinamento.

Ian Byrne, gerente assistente da Highfield Garden World, em Whitminster, Gloucestershire, explicou ao jornal “The Guardian” que o aumento da procura a par da escassez de matéria-prima tornou quase impossível a tarefa de encontrar gnomos de jardim – de plástico, barro ou outro material – nas lojas inglesas. “Não vemos um gnomo há seis meses, infelizmente. A matéria-prima está a tornar-se um problema e os gnomos são vítimas dessa falta de oferta.”

O insólito confirma-se nos dados do Instituto Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha: as vendas em lojas de bricolage e centros de jardinagem dispararam em 2020. Iain Wylie, da Garden Center Association da Grã-Bretanha, diz que a escassez de materiais afetou também o fornecimento de móveis de exterior e outras decorações.