Gelados de sabores insólitos que conquistam o paladar

O cânhamo foi a escolha para o verão da Gato Gelados (Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens)

Insetos, plantas incomuns e até água do mar são alguns dos sabores que ninguém espera encontrar na vitrina de uma gelataria. Mas eles existem.

Baunilha, chocolate, menta e uma variedade de frutas são sabores de gelados que nunca passam de moda, mas os mais curiosos e de palato aguçado podem gostar de conhecer novos sabores. Os produtos causam estranheza e chamam a atenção. Depois, é só provar e descobrir se a experiência é tão agradável quanto insólita.

A adesão é, quase sempre, positiva. João Gato, da gelataria lisboeta Gato Gelados, diz que o que é diferente causa curiosidade e, por isso, nem que seja para provar, “as pessoas acabam sempre por aderir”.

No entanto, nem tudo são boas experiências. Com um produto incomum como as larvas, João Gouveia, fundador da MyIced, revela que há “clientes desagradados” com a presença de insetos no expositor.

João Gato afirma que as misturas improváveis não são boas apenas para quem prova, sendo um “enorme prazer criar novos sabores”. E a inspiração vem de situações tão inesperadas quanto as criações. Ana Ferreira, da Gelataria Portuense, confidencia que algumas criações nascem de ouvir uma simples conversa na rua.

Para João Gouveia, lançar novos produtos é também uma forma de “resiliência face à crise atual”, pois os novos sabores dão notoriedade às marcas e com ela as vendas dos produtos mais tradicionais acaba por subir.

Cânhamo

(Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens)

Parte da ementa da Gato Gelados é alterada sazonalmente. O cânhamo foi a escolha para o verão, com o objetivo de ter um produto local com produção de qualidade. Apesar do sabor intenso, “correu muito bem”, conta o dono João Gato. A associação do produto à droga, apesar de, neste estado, se tratar apenas da planta sem componente alucinogénica, desperta a curiosidade de muitos.

Gato Gelados
Rua do Grilo, 65,
1950-145 Lisboa
Aberto todos os dias

Eucalipto

(Foto: Amin Chaar/Global Imagens)

A Gelataria Portuense é já conhecida pelas experiências de sabores e, este ano, lançou o gelado de eucalipto e mel. A criação nasceu a pedido de um chef e Ana Ferreira, criadora de sabores na gelataria do Porto, juntou uma infusão com as folhas da árvore a natas e leite. O resultado, diz, é semelhante a rebuçados peitorais.

Gelataria Portuense
Rua do Bonjardim, 136
4000-114 Porto
Encerra à segunda-feira e à terça-feira

Larvas

(Foto: Maria João Gala/Global Imagens)

O consumo de insetos começa a ser cada vez mais falado, mas na MyIced é já uma realidade trabalhada desde 2019, pelo insólito, mas também pela sustentabilidade na alimentação global. O gelado com larvas é uma experiência crocante que tem atraído muitos curiosos à rede de gelatarias presente em várias cidades do país.

MyIced
Braga, Leiria, Penafiel, Ponte de Lima, Santarém, Setúbal e Viseu
Aberto todos os dias

Stracciatella de requeijão

(Foto: Diana Quintela/Global Imagens)

A nova criação traz no nome o que é. Não há que enganar, mas, ainda assim, o sabor intenso a requeijão no novo gelado da Mamma Mia pode surpreender. Todos os ingredientes da gelataria de Campo de Ourique são frescos e a produção é artesanal, para obter o sabor mais autêntico possível.

Mamma Mia
Rua Saraiva de Carvalho, 147, Loja 3 – 1350-300 Lisboa
Encerra à segunda-feira

Água do mar

Como homenagem à costa portuguesa, chegou à Tchipepa, em Cascais, o gelado com nome homónimo à localidade. O insólito? Leva água do mar na composição, juntamente com menta e spirulina. Uma criação do verão passado, de cor azul, que promete uma experiência diferente.

Tchipepa
Rua Visconde Luz, 17A
2750-415 Cascais
Encerra à terça-feira e à quarta-feira