Fora da Caixa, a iniciativa que desafia a repensar as embalagens do supermercado

Portugal tem reforçado o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050
Produzido por Brandstory Notícias Magazine

Objetivo é encontrar formas de tornar os produtos de marca própria do Continente mais sustentáveis. Até meados de janeiro, as melhores ideias ganham presentes. Depois, a plataforma continuará de braços abertos a sugestões. O Planeta agradece.

Desde o início da pandemia, estima-se que tenham sido canalizadas mais de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos para os oceanos. Entre todo este lixo, um grupo de investigadores americanos e chineses aponta para cerca de 26 mil toneladas resultantes de equipamento de proteção individual, como máscaras ou luvas. Diminuir este impacto é um dos objetivos da iniciativa Fora da Caixa, lançada nesta semana pelo Continente em parceria com a Sociedade Ponto Verde, que desafia os clientes a reimaginar as embalagens dos produtos de marca própria da cadeia de distribuição. O concurso de ideias está aberto até 17 de janeiro.

O projeto agora anunciado vai receber sugestões de melhorias sobre recipientes e a forma como os produtos são expostos nos corredores do hipermercado, que podem ser submetidas através da plataforma Plástico Responsável do Continente. As melhores medidas sustentáveis vão, depois de analisadas por um painel de jurados e votadas pelo público, ser adotadas pela empresa e será mesmo possível conhecer o nome dos autores na nova embalagem. “O Fora da Caixa nasce porque sabemos que acelerar a transição para uma economia circular em plásticos e em embalagens só é possível com o compromisso e a participação de todos. Esperamos receber muitas ideias e levá-las até às lojas”, afirma Ana Alves, diretora comercial de marcas próprias da Sonae MC.

A primeira fase do passatempo pretende encontrar as dez melhores sugestões, selecionadas por especialistas em sustentabilidade das duas entidades e que ficarão disponíveis para votação do público entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro. Esses participantes serão presenteados com um kit de compras sustentável, com produtos de várias marcas da empresa de retalho, e a ideia mais votada receberá um robô de cozinha e o respetivo livro de receitas. “Acreditamos que, em conjunto com os consumidores, podemos fazer a diferença”, acrescenta a responsável.

Reduzir é palavra de ordem

Portugal tem reforçado o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050 com a aprovação e a implementação de medidas associadas à redução de resíduos, como é exemplo a recente lei dos plásticos. Desde o verão que utensílios feitos de plástico não reutilizável – como talheres, copos ou palhinhas – têm venda proibida em território nacional, um esforço considerado pouco ambicioso pelos ambientalistas, mas que tem sido complementado pelos agentes económicos. O Continente tem procurado contribuir através da estratégia adotada para eliminar o maior número de toneladas de plástico virgem das suas embalagens. Aliás, um dos exemplos mais marcantes e mais recentes é a possibilidade de os clientes poderem usar as suas próprias embalagens para transportar artigos comprados na charcutaria ou no take-away. Essas caixas descartáveis representam 210 toneladas anuais de plástico desnecessário, um valor que comporta apenas os dados das lojas com a insígnia da Sonae MC.

De acordo com a marca, só no ano passado foi possível poupar mais de 4,2 mil toneladas de plástico virgem, tendo também substituído cerca de 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade, como o PVC, por outros materiais mais fáceis de reciclar. Atualmente, mais de 73% dos produtos de marca própria da empresa são já 100% recicláveis. “Nos últimos anos temos feito várias alterações às nossas embalagens para eliminar os materiais desnecessários, melhorar a sua reciclabilidade e incorporar materiais reciclados”, explica Ana Alves, que considera os consumidores “cada vez mais envolvidos” nas questões ligadas à sustentabilidade ambiental.

O projeto agora anunciado não termina em fevereiro. O passatempo serviu para lançar e divulgar a plataforma, mas o Fora da Caixa continuará online e de braços abertos a sugestões de ideias. O Planeta agradece.