O objetivo é sensibilizar para o impacto social e ambiental da indústria da moda.
O movimento global que apela à transformação urgente da indústria da moda, com os olhos postos num futuro mais sustentável, começa esta segunda-feira e termina no próximo domingo. A Fashion Revolution Week vai decorrer em formato online, com webinars todos os dias às 18.30 horas, para ensinar o consumidor a repensar a relação com a roupa.
O objetivo da semana criada pela associação Fashion Revolution Portugal é sensibilizar para o impacto social e ambiental da indústria da moda. Este ano, foca-se no poder do consumidor para a mudança. Vai abordar o trabalho forçado na China, em fábricas de têxteis que produzem para grandes marcas mundiais, a destruição de milhões de euros de roupa não vendida pelas marcas de “fast fashion” e responder à pergunta “Para onde vão as roupas que doamos?”, explorando os mercados de segunda mão do continente africano.
Ainda há visitas digitais a dez fábricas/ateliês de marcas portuguesas, no âmbito da OpenFactory, para mostrar a cadeia de produção e abastecimento.