A maquilhagem continua focada nos olhos que se pintam de azuis, laranjas e amarelos, os tons tendência desta estação. Eyeliners e sombras são os aliados que deve ter à mão.
A pandemia veio mudar o mundo e até a forma como as mulheres se maquilharem, mas as tendências foram lançadas para contrariar a sombra do vírus e animar os visuais. Quase como nota de superação, a estação mais quente do ano convida a “muita cor”, assegura Lucília Lara. Segundo a maquilhadora, “a make up continua a dar muita ênfase aos olhos, dado que a máscara tapa grande parte do rosto”. E a tendência são os “eyeliners coloridos em gel ou caneta, mais fáceis de aplicar, em azuis, laranja ou amarelos”. “O tom papaia também se usam muito”, acrescenta, notando que também se pode “simplesmente preencher as pálpebras com sombras igualmente coloridas”.
Os eyeliners, sublinha a profissional, podem aplicar-se “não só na linha superior das pestanas, mas também na linha inferior, contornando totalmente o olho”. A expressão ilumina-se com ousadia q.b., mas as sombras em creme são mais indicadas para quem não for tão extravagante e preferir tons mais neutros, como “os beges e os castanhos, como avelã ou caramelo” . O rímel à prova de água resiste melhor ao calor e às emoções num reencontro de amigos ou num momento especial.
Os lábios, que agora andam quase sempre escondidos pelas máscaras, devem estar sempre bem hidratados. Para quem quiser adicionar cor, os batons alaranjados, rosas e o tom papaia estão em alta, sem nunca deixar de considerar o “vermelho mais cereja” como opção.
Para se manter por mais tempo, o blush deve ser em pó, combinando com “o bronzer [pó bronzeado] nas maçãs do rosto e na testa, dando um ar mais quente e saudável”. Peles reluzentes são diferentes de peles com brilho, daí a importância de um acabamento “glow” equilibrado.
Antes de aplicar a maquilhagem, Lucília Lara recomenda que não falte o protetor solar (com ou sem cor), para evitar marcas da máscara, e um bom hidratante. Assim como a limpeza da pele, com água micelar, no regresso a casa.