Experiências virtuais revolucionam compras online

Com a app da marca instalada no telemóvel, os clientes podem ver como fica aquele sofá no meio da sala

Marcas investem na tecnologia da realidade aumentada para vendas à distância. Com uma aplicação no telemóvel, o cliente pode “experimentar” o produto antes de o comprar.

Com as lojas fechadas, as marcas estão a apostar cada vez mais nas vendas online, mas já não basta expor a fotografia do produto para conquistar o cliente. É preciso reduzir as distâncias, dissipar as dúvidas e ajudar na escolha, permitindo ao consumidor experimentar antes de comprar. Com a realidade aumentada, uma tecnologia cada vez mais em voga, tudo isto é possível. Há lojas de calçado, cosmética e decoração, que disponibilizam nas suas aplicações para telefone (apps) o chamado “try-on”, uma experiência virtual útil e divertida. E já há empresas portuguesas a lançarem-se nesta aventura.

A marca “Asportuguesas” lançou um aplicativo para os clientes “calçarem” os sapatos antes de os comprarem

“Asportuguesas” são a primeira marca de calçado 100% nacional a avançar para este produto. O cliente entra na aplicação (por enquanto apenas disponível para o sistema operativo IOS) e é convidado a calçar os sapatos. Basta apontar a câmara do telemóvel para os pés, escolher o modelo e a cor e já está. O resultado é surpreendente: pode levantar o pé, rodá-lo, caminhar ou espreitar a sola para ver todos os pormenores. Se gostar, pode comprar ou partilhar a experiência nas redes sociais. Pedro Abrantes, cofundador da marca, explica que o aplicativo aumenta a probabilidade da compra ser efetivada e reduz as hipóteses de devolução. “Não é uma simples visita a um website, é uma experiência diferente” que ganha renovada importância neste período em que as lojas estão fechadas.

A Massimo Dutti também acaba de lançar algo semelhante com a designação “Shoes Experience”.

A Ikea tem uma aplicação para testar virtualmente os produtos. É só escolher o artigo e apontar a câmara do telemóvel

A multinacional sueca Ikea também usa a realidade aumentada. Com a app da marca instalada no telemóvel, os clientes podem ver como fica aquele sofá no meio da sala, o candeeiro sobre a mesa ou a estante na parede. Ainda não dá para todos os artigos, mas a experiência é interessante.

A Guerlain é uma das marcas de cosmética que usam realidade aumentada para ajudar na escolha de batons

Ao nível da cosmética, há múltiplas soluções para experimentar batons e sombras, mudar o estilo das sobrancelhas e até a cor do cabelo sem sair de casa. As marcas Sephora, Dior, Guerlain, Lâncome, L’Oréal, entre outras, têm apostado nesta tecnologia. A rede social Pinterest também disponibiliza vários aplicativos que depois encaminham para websites de compra de cosméticos. Basta apontar a câmara do telemóvel para a cara ou fazer upload de uma fotografia e experimentar um look.