Escolhas do músico Luís Varatojo: tradições e revoluções

“Técnicas de combate” é o álbum de estreia de Luta Livre, o novo projeto de Luís Varatojo

Escolhas do músico Luís Varatojo.

Rompan Todo

É uma série de seis episódios, da Netflix, sobre a história da música moderna na América Latina desde os anos 1950 até aos dias de hoje. Vale a pena ver, não só para conhecer boa música que nunca chegou a Portugal, mas também para perceber como os diversos movimentos musicais em países como a Argentina, Chile ou México foram essenciais na resistência às ditaduras militares que dominaram aquela zona do Globo na segunda metade do século XX. A série está muito bem documentada, com entrevistas às principais figuras e deliciosas imagens de época.

Dicionário da linguagem das flores

O último romance de António Lobo Antunes é viciante, e logo a partir das primeiras páginas. A estória passa-se antes do 25 de Abril e o personagem principal é um jovem, filho de boas famílias, membro do Partido Comunista e homossexual. Estão reunidos os ingredientes para uma trama de relações e contradições que parte da caracterização psicológica dos personagens – como aliás é habitual nos romances de Lobo Antunes – para traçar um retrato social e político da época.

Giacometi – filmografia completa

É um conjunto de 12 livros, dez DVD e três CD, com toda a filmografia deste etnomusicólogo francês que veio para Portugal no final dos anos 1950 e se apaixonou pela nossa música popular. Giacometti investigou, recolheu, organizou e deixou uma obra imensa que passou pela série de televisão “O povo que canta”, ou a coleção “Antologia da música regional portuguesa”, entre muitos outros valiosos documentos. Uma edição da Tradisom.