Publicidade Continue a leitura a seguir

Escolhas do músico Jimmy P: memória e perseverança

Jimmy P, músico português (Foto: Rui Sá/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Escolhas culturais do músico Jimmy P.

Hoje estarás comigo no paraíso

Tanto o livro como o autor, o Bruno Vieira Amaral, são super interessantes. Ele cresceu no mesmo bairro que eu, no Barreiro, mas só descobri isso mais tarde, por acaso. Os nossos pais também se conhecem. A obra relata um facto real, a morte de um primo do autor. A escrita é muito meticulosa, focada nos detalhes, exata. É uma viagem, uma tentativa de resgatar a memória de uma pessoa com quem o Bruno Vieira Amaral conviveu, para que assim ela possa viver mais tempo na memória coletiva.

The Great Debaters

É um filme histórico realizado pelo Denzel Washington e produzido pela Oprah Winfrey e que já vi várias vezes, porque gosto deste tipo de relatos. O elenco é fora de série: além do Denzel Washington, tem por exemplo o Forest Whitaker. Passa-se na América segregacionista e é sobre uma universidade historicamente negra do sul dos Estados Unidos que participa num daqueles concursos de debates contra instituições como Yale e Harvard. Trata da resiliência e perseverança de escolas menores contra o poderio de grandes organizações.

The Score

O álbum dos Fugees é intemporal. É o disco da minha vida, feito pela minha banda favorita. Com a idade, uma pessoa vai sentindo necessidade de voltar à fonte e “The score” é a definição do álbum perfeito, com um equilíbrio entre imensos géneros da música negra: r&b, reggae, gospel, hip-hop… Saiu em 1996 e continua a soar extremamente atual. Comprei recentemente a versão em vinil e é como ouvi-lo pela primeira vez. Só por este disco, a Lauryn Hill já ficaria na História.