Escolhas do ilustrador António Jorge Gonçalves: pontes que nos unem

António Jorge Gonçalves, ilustrador

Escolhas do ilustrador António Jorge Gonçalves.

A época das rosas

Uma novela gráfica de Chloé Wary que conta a história duma equipa de futebol feminino num bairro de subúrbio. Apesar da sua excelência, a equipa das Rosas luta pelo reconhecimento dentro do clube num ambiente dominado pela hegemonia masculina. O livro toca-me pelo equilíbrio entre a rudeza do desenho e a subtileza das emoções. Se isto não chegar para vos abrir o apetite, digo-vos que esta obra foi Prémio do Público no Festival de Angoulême, o maior e mais influente festival de BD.

Samba de guerrilha

A história do samba começa pelo tráfico de pessoas escravizadas de África para o Brasil. Foi da necessidade de expressão e emancipação desse sofrimento que nasceu essa música tão emblemática do Rio de Janeiro. Luca Argel está na posição privilegiada para a narrar: carioca, vive há anos em Portugal e pode construir a ponte de alegrias e barbaridades que une os nossos dois países. Versões de sambas clássicos, imaculadas no espírito e modernas nos arranjos.

Lady Boss

Um tema irresistível de Putzgrilla, Chi e Mynda Guevara, três mulheres do rap em Portugal. Três talentos com milhares de visualizações, que não aparecem no radar central dos media por puro preconceito: pré-conceito de um rap cru e reivindicativo sem maneirismos sexuais, e da origem geográfica chamada periférica das comunidades de onde ele emerge. Mas não será esta mistura entre norte e sul, entre a língua portuguesa e a língua cabo-verdiana a marca de água do nosso momento?