Escolhas da cantora Ana Laíns.
Mar das especiarias
Joaquim Magalhães de Castro é um fotojornalista e investigador da história da expansão portuguesa e, como tal, tem desenvolvido um trabalho admirável sobre a nossa pegada um pouco por todo o Mundo. Com vários outros livros editados, “Mar das especiarias” transporta-nos para as ilhas do arquipélago indonésio, onde a herança cultural dos portugueses continua a fazer-se sentir de forma inequívoca e incontornável.
Aduf
Em 2010 nasceu o disco do projeto Aduf, que surge da criatividade compulsiva do percussionista José Salgueiro e do guitarrista José Peixoto. Este disco funde de forma perfeita o universo musical destes dois exímios músicos, com as influências árabes, celtas, africanas, que existem na música de cariz etnográfico em Portugal. Continua a ser um dos discos que mais escuto, repetidamente, e muito por culpa do talento inegável da cantora basca Maria Berasarte, que dá voz aos temas num português inquestionável. Seguirá sendo moderno daqui a 50 anos.
Mensaige
Por motivos que se prendem com a minha colaboração com a Associação da Língua e Cultura Mirandesa, deparei-me com uma das mais importantes obras da literatura portuguesa, integralmente traduzida para a nossa segunda língua oficial por Francisco Niebro (pseudónimo de Amadeu Ferreira). De repente, a “Mensagem” de Fernando Pessoa acabou por se tornar numa forma rápida de aprender mirandês.