Encher o depósito, esvaziar os bolsos

O aumento do preço dos combustíveis não impacta só a vida dos cidadãos

O preço dos combustíveis sobe há várias semanas consecutivas e já aumentou 20% face a junho de 2020. Em breve, ir a Espanha abastecer poderá deixar de valer a pena.

Mais 12 euros para atestar
De junho de 2020 para junho de 2021, um litro de gasolina 95 passou a custar em média mais 27 cêntimos e um litro de gasóleo mais 23 cêntimos. Num ano, o aumento foi de 20% e o resultado é expressivo na carteira dos portugueses. Para encher um depósito de 45 litros de gasóleo são precisos mais 10,35 euros do que em junho do ano passado e mais 12,35 euros no caso da gasolina.

O que está a fazer subir os preços?
Na fase inicial da pandemia, o preço do barril de petróleo caiu abruptamente e, agora, com a perspetiva de retoma das economias mundiais, assiste-se a um crescimento rápido na procura que pressiona os preços na origem; o aumento da taxa sobre o carbono; o aumento do preço dos fretes do transporte marítimo e rodoviário; o crescimento do nível de incorporação dos biocombustíveis, mais caros do que o produto fóssil; e a subida do dólar em relação ao euro são as principais razões para a escalada do preço dos combustíveis.

“As nossas margens estão contratualizadas com as companhias petrolíferas e não sofrem alteração com a variação do preço ao consumidor. Não ganhamos mais com o aumento do preço dos combustíveis”
Francisco Albuquerque
Presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC)

Ir a Espanha vai deixar de compensar
O Governo espanhol pretende impor um aumento histórico de impostos sobre os combustíveis, para acelerar a descarbonização da economia e aproximar a tributação à dos principais países europeus. A concretizar-se, a medida prejudicará os portugueses que vão encher o depósito no país vizinho. As subidas poderão rondar os 20 cêntimos por litro.

60%
do custo final de um litro de gasolina em Portugal é carga fiscal. A matéria-prima vale apenas 25% do preço da gasolina. O restante diz respeito à margem de distribuição e aos custos com o transporte dos combustíveis (marítimos e rodoviários).