Eletrodomésticos conectados à internet e ao nosso serviço

Máquina de café De’Longhi PrimaDonna Elite

São cada vez mais os aparelhos em casa ligados à Internet e que podemos controlar através de app ou até voz. Do sonho à realidade, conheça algumas inovações que fazem a diferença.

É o sonho que o cinema, a literatura e a imaginação humana há muito prometem. Ter uma casa ao nosso serviço, com robôs que cumprem os nossos desejos. Embora robôs ao estilo humanoide ainda não sejam propriamente uma tendência – a promessa criada nos anos 1980 e 1990 do mordomo-robô não se cumpriu -, os sistemas robotizados já o são há algum tempo e crescem todos os anos. Um estudo da GfK divulgado esta semana mostra que a pandemia fez disparar em 61% os produtos conectados controlados por voz na Europa, algo a que ajudou o maior tempo em casa devido ao teletrabalho e ao ensino remoto.

Tem havido algumas tentativas de casas totalmente inteligentes ou robotizadas, mas não são para todos nem para todas as carteiras. Para já, o que há é mesmo um número crescente de objetos da chamada Internet das Coisas (IoT) controlados por aplicação de telefone (app) ou comando de voz. Estão neste grupo as já comuns e fáceis de obter lâmpadas inteligentes dominadas por app e ligadas ao assistente digital (Alexa e Google Assistant são os mais populares) e respetivas colunas que permitem acender, desligar ou mudar de cor à distância.

Os termóstatos conectados (o Google Nest é o mais vendido) para casas com aquecimento central, por exemplo, são mais habituais na América do Norte ou países mais frios da Europa. A LG já mostrou alguns produtos inovadores, como o seu guarda-roupa Styler que através de vapor estica (remove vincos), elimina bactérias e alérgenos e refresca a roupa quando está no cabide. A Samsung, por seu lado, mostrou o seu Bot Chef, um braço robótico capaz de cozinhar seguindo receitas online. Mas nenhum deles chegou ainda aos principais mercados e à generalidade das pessoas.

Também há as tomadas inteligentes (uma boa solução para tornar qualquer aparelho gerível por app e com possibilidade de agendar horas do dia para luzes ou sistemas ficarem ativos, por exemplo), dispensadores de comida para animais (para podermos alimentar os amigos domésticos quando não estamos em casa), câmaras de vigilância (monitores de bebés incluídos), fechaduras inteligentes, estores ou balanças e televisores com quem podemos falar e pedir séries ou filmes, por exemplo. E, claro, também não faltam os velhinhos (agora modernos) eletrodomésticos. Aqui ficam alguns que deve ter em conta.

Adega LG LSR200W

Tem espaço para 65 garrafas, serve como frigorífico ou congelador e permite controlar com precisão a temperatura e a humidade e até o vidro é resistente aos raios UV. Mas o que distingue esta adega é a conectividade. Está ligada à Internet por wi-fi e permite controlo completo pelo smartphone com a app ThinQ da LG, sendo até possível escolher temperaturas e humidades diferentes por zonas da garrafeira, dependendo do vinho. A porta de vidro tem um painel de cristal que permite esconder a visualização para o seu interior e é possível abri-la de forma automática (ao passar o pé por baixo, por exemplo).
Preço: ronda os 5 400 euros

Frigorífico Samsung RS6HA8891SL

A Samsung é muito mais do que smartphones, na verdade o primeiro dispositivo eletrónico que fabricou foi um televisor, em 1969. Os seus frigoríficos topo de gama são já verdadeiros sistemas integrados na rede caseira. O RS6HA8891SL é um frigorífico de estilo americano que não só está ligado ao wi-fi como também tem um ecrã tátil na porta ligado às nossas preferências pela app SmartThings. É possível ver lá o nosso calendário, pôr música, fazer lista online de compras e ver o interior do frigorífico pelas três câmaras presentes sem o abrir e mesmo sem estar em casa.
Preço: ronda os 2 mil euros

Aquecedor Mi Smart Space Heater S

O aquecedor Mi Smart Space Heater S tenta juntar o melhor da conectividade com o melhor dos aquecedores. Com um radiador de 2 200 W, tem a capacidade de aquecer rapidamente qualquer divisão até 46 metros quadrados. O melhor é poder controlar tudo pelo smartphone, desde a temperatura constante até à programação das horas de atuação e à colocação de um timer para desligar. Pode-se ainda ativar um bloqueio para crianças e tem uma aba para colocar a roupa a secar.
Preço: 69 euros

Aspirador iRobot Roomba i7+


É a marca mais evoluída e popular no mundo dos aspiradores-robô e tem modelos cada vez mais capazes. O i7+, além de mapear a nossa casa por divisões e áreas específicas e aspirar sem intervenção humana, também limpa o seu depósito de lixo de forma autónoma (a sua base tem agora uma zona que armazena o lixo do depósito da Roomba por mais de três meses de uso constante). O controlo pela app é completo e o mais eficaz, porque podemos selecionar uma divisão ou uma área da casa e agendar a aspiração, mesmo sem estarmos em casa. Também é possível ligar ao assistente digital e dar comandos de voz para que a Roomba vá aspirar.
Preço: 899 euros

Máquina de lavar roupa Bosch WAV28EH0ES


A Bosch – que tem duas fábricas em Portugal (Braga e Ovar) e mais do que um centro de investigação – também disponibiliza eletrodomésticos conectados por app. Neste caso, a Home Connect está disponível para máquinas de lavar e secar roupa e de lavar loiça (e também fornos). No caso da máquina de lavar roupa, a app dá alertas se não estiver a funcionar a 100%, dicas para uma melhor eficácia no seu funcionamento e menos problemas no futuro, inclusive de manutenção (em último caso, agenda a reparação). Também é possível controlar as lavagens e o estado da máquina de forma remota. O automatismo vai além da app, já que tem sistema de remoção de nódoas automático e dosagem automática de detergente e amaciador (basta encher o depósito uma vez e não pensar nisso em várias lavagens).
Preço: ronda os 900 euros

Máquina de café De’Longhi PrimaDonna Elite

Uma máquina que tira cafés sozinha parece algo de sonho, mas já é realidade há alguns anos. A italiana De’Longhi aposta em café de qualidade e permite controlar o tipo de café que tiramos com a app Coffee Link mesmo à distância (podemos estar na cama) e as opções são vastas: expresso, café normal, duplo ou longo, capuccino, capuccino com mais café, café americano, latte macchiato, entre outras. A app permite-nos ainda ter acesso aos dados de uso, desde o número de chávenas tiradas de cada bebida, ao total de cafeína consumida e as calorias associadas à bebida.
Preço: ronda os 1 700 euros

Purificador e termoventilador Dyson Pure Hot Cool 77

A Dyson é uma marca britânica que se tem distinguido em ventilação inovadora e este modelo é um exemplo do que consegue fazer. Além de purificar o ar, também o pode aquecer ou ventilar (dando a sensação de fresco). Mas é a facilidade de agendar ou operar este eletrodoméstico que o distingue. A app da Dyson permite ver a qualidade do ar na divisão (deteta as partículas e gases no ar em tempo real), ativá-lo ou agendar um período de funcionamento mesmo sem estarmos em casa. Isto e também ligá-lo ao assistente digital (por voz) que usamos em casa.
Preço: 649 euros