Os auscultadores do interior da orelha e sem fios são indispensáveis para a prática desportiva. Descubra quatro propostas que se seguram bem ao ouvido e garantem boa qualidade de som.
Vai correr, saltar à corda, fazer alongamentos, flexões ou elevações? Com o verão à espreita, o desconfinamento em vigor e a necessidade de exercício em níveis elevados, é cada vez mais útil levar entretenimento ambulante (e motivacional) para a prática de desporto. Daí que uns bons earbuds, que se segurem bem ao ouvido mesmo perante a agitação provocada pelo exercício, sejam fundamentais para animar a experiência, ora com música calma ou agitada para motivar exercícios mais vigorosos, ora com informação (podcasts ou audiolivros). A lista seguinte foca-se em qualidade, potencial desportivo e sem fios (ou com presença limitada), com a garantia óbvia que no mundo dos earbuds cada ouvido é um ouvido e o que é perfeito para um utilizador pode não ser ideal para outro. Daí que fica, desde já, um conselho: antes de investir, experimente o tamanho e o estilo para não ter surpresas.
Jaybird X4
Embora tenham fio, ele serve apenas para ligar os dois earbuds (correndo menos riscos de se perderem em caso de queda numa corrida) e para concentrar os controlos (funcionam por Bluetooth). A Jaybird tem vários modelos para amantes de desporto e da corrida e aposta na durabilidade (resistência à chuva), peso reduzido e boa autonomia da bateria (mais de sete horas), tendo também um suporte extra para intra-auditivo. Não tem cancelamento de ruído, mas a qualidade do som é de bom nível. Preço: ronda os 120 euros.
Bose Sport Earbuds
A Bose é uma marca americana de referência no mundo do áudio e estes earbuds são pensados para desporto, ou seja, estão teoricamente mais preparados para se manterem nos ouvidos com pontas de borracha adaptáveis (com três opções de tamanho). Os StayHear Max apresentam, sem surpresa, qualidade de som de grande nível, mesmo sem ter cancelamento de ruído por completo, já que os quatro microfones presentes brilham a cancelar os ruídos parasitas do exterior. Preço: ronda os 190 euros.
AirPods Pro
Quem está no ecossistema da Apple (tem iPhone) deve considerar o modelo topo de gama AirPods Pro pela qualidade global do som, cancelamento de ruído de referência (inclui modo transparência, para ouvir bem o que se passa à volta), mas, acima de tudo, pela facilidade de integração e interação com os produtos Apple. O preço pouco convidativo é o seu calcanhar de Aquiles, mas o facto de serem leves e na maioria dos casos se adaptarem bem aos ouvidos (há três tamanhos de borrachas) tornam-nos numa boa solução para exercício, mesmo não sendo oficialmente pensados para isso. Preço: 279 euros.
Samsung Buds Live
São do mais leve que se pode encontrar, têm um formato peculiar de feijão e não entram tão dentro do ouvido (são mais superficiais e menos intrusivos) do que os outros modelos mencionados. Tal como os AirPods Pro, também não foram feitos para exercício, mas para para quem o formato encaixe bem (o que não é certo para todos os ouvidos), os Buds Live são bons companheiros de corrida, têm boa qualidade de som e cancelamento de ruído aceitável (longe de brilhar). Preço: ronda os 140 euros.