Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Poder feminino
Umas carregam o gosto desde a adolescência; para outras foi uma descoberta mais tardia; quase todas assumiram a condição de motard depois dos 40 anos. Livres de preconceitos, mundo fora, fazem do verbo ir uma condição de vida. As viagens, as descobertas, a alma e o poder das mulheres que dominam as duas rodas. As vidas de Carla, Rita, Gracinda, Daniela, Fernanda e Liliana pela jornalista Catarina Silva.

E se a pandemia afetar o QI?
Durante a última grande crise, o crescimento da inteligência das crianças abrandou. Os autores do estudo admitem que o mesmo aconteça devido à pandemia. O tema é complexo e não reúne consensos. Certo é que crise pandémica está a afetar as aprendizagens. A jornalista Inês Schreck sintetiza o que já se sabe e o que ainda falta avaliar.

O que faltava contar
O último encontro de Soares e Cunhal antes do 25 de Abril. Maria Barroso votou contra a fundação do PS. Cunhal deu explicações a Soares. Francisco Louçã não aceitou ser corrompido para dizer merda. Amália não gostava de vinho. Alberto João Jardim cantou para Salazar. Episódios desconhecidos trazidos à luz em “Ficheiros secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas” por Luís Osório, que os partilha com a jornalista Sara Dias Oliveira.

Comportamento

Apáticos e paralisados
Com muitos medos, dúvidas e uma certa dose de preconceito, três sexagenários ousaram inscrever-se em sites de namoro e narraram a experiência à jornalista Sara Dias Oliveira. A procura do amor em plataformas digitais está a aumentar e acima dos 60 anos já é cada vez mais comum.

Bem-estar

Quando menstruar é sinónimo de pobreza
O conceito é recente, mas a realidade nada tem de nova ou de distante. Um estudo conclui que 17% das portuguesas têm dificuldade em comprar produtos de higiene quando estão menstruadas. Uma forma de pobreza que está agora a despertar consciências, incluindo em Portugal, onde já se debate a gratuitidade desses produtos. A jornalista Rita Salcedas ouviu três mulheres que se debaterem com o problema, especialistas, ativistas e uma deputada que querem alertar para esta forma de exclusão.