A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.
Histórias
“Não me lembro de não cantar”
A voz, que tem vida própria, os 20 anos de carreira, a covid e a depressão que teve de sacudir, a mestiçagem que a define e o racismo por ser filha da “preta”. A maternidade, o envelhecimento dos pais, o mestre Carlos do Carmo. O amor. Mariza, num registo intimista, conversa com a jornalista Alexandra Tavares-Teles.
Um trampolim chamado cultura
Num país inclinado para o litoral, há projetos culturais que desafiam o centralismo. Aulas de circo numa aldeia de Oliveira de Hospital, uma escola que contraria a desertificação em Moncorvo, um festival de música numa povoação de Tomar com 700 pessoas. E cidades, como Viseu e Guarda, que fazem das artes uma alavanca de atratividade. Cultura, afinal, rima com interior, narra a jornalista Sara Dias Oliveira.
De génio e de louco…
Os exemplos de artistas atormentados abundam. A relação entre a doença mental e a criatividade parece uma evidência. Mas não é. Os mitos e as verdades, segundo a ciência, resumidos pela jornalista Catarina Silva.
Comportamento
Apáticos e paralisados
Perante uma emergência, a probabilidade de prestarmos auxílio é menor se houver mais pessoas a assistir. Este paradoxo, denominado efeito do espectador, é explicado pela jornalista Sofia Teixeira, que auscultou três especialistas.