Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

O milagre da vida
Confiaram na ciência para os ajudar a concretizar o sonho de serem pais. Tentaram uma, duas e mais vezes. Viveram a frustração de vários testes de gravidez negativos. Alguns estiveram prestes a desistir. Outros já não tinham mais hipóteses no SNS. Cinco casais partilharam com a jornalista Inês Schreck como foi a luta para carregarem o milagre ao colo.

Cegos sem limites
Ringo nasceu com um glaucoma congénito. Tomás perdeu a visão aos quatro anos. Sílvia tem resíduos visuais. Como criam memórias visuais e imaginam o Mundo? A jornalista Fátima Lopes Cardoso ouviu três invisuais, um neurologista e um oftalmologista sobre o processo de construção de imagens num cérebro sem janela para o exterior.

#metoo à portuguesa
O movimento que em 2017 abalou os EUA, com repercussões a nível global, pouco mexeu em Portugal até às recentes declarações de Sofia Arruda e, mesmo assim, não desencadeou um tsunami de denúncias. Não há assédio em Portugal? Ou as vítimas têm vergonha de se expor e medo das consequências? A jornalista Catarina Silva auscultou especialistas de várias áreas e avança com as explicações para o fenómeno #MeToo à portuguesa.

Comportamento

O regresso dos mimos
A pandemia ditou um intervalo nos afetos, nos mimos entre avós e netos. Um ano depois, com muitos idosos já vacinados, é a hora do reencontro. A jornalista Sara Dias Oliveira conversou com uma família e três especialistas e conta como o tempo perdido está a ser recuperado.

Bem-Estar

Sem tolerância ao glúten
O diagnóstico de doença celíaca virou ao contrário a vida de Guilherme de Joana. Obrigou a uma mudança radical na alimentação e nas rotinas. Duas famílias relataram à jornalista Inês Schreck como aprenderam a viver com a intolerância permanente ao glúten. Uma nutricionista e uma psicóloga explicam os riscos desta doença ainda sem cura, cujo tratamento passa por uma dieta totalmente isenta daquela proteína, e que pode causar osteoporose precoce, infertilidade, cancro do intestino e graves problemas psicossociais, principalmente na adolescência.