Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Mulheres de corpo inteiro
Sempre se souberam mulheres, embora o corpo teimasse em dizer-lhes o contrário. Para Diana, Mónica e Júlia, o género foi uma conquista. Uma luta que ainda travam todos os dias contra o preconceito e que lhes rouba, por enquanto, o sonho de um emprego formal. Diana e Mónica são trabalhadoras sexuais, Júlia foi a primeira transexual a entrar na política e não encontra colocação. A história de três transexuais contada pelos jornalistas José Miguel Gaspar (texto) e Rui Oliveira (fotos).

Agarrados à tecnologia
Cresceram com o telemóvel na mão, principal janela para o Mundo durante o confinamento. Uso, abuso, dependência? Quatro famílias relataram à jornalista Sara Dias Oliveira como a tecnologia ganhou espaço lá em casa. E os especialistas partilham estratégias para lidar com o problema.

Do normal ao fora de série
O que distingue um desempenho médio de uma performance excecional? É preciso praticar, claro, mas não de qualquer forma. Ao treino feito com concentração, objetivos claros, dividido em pequenas tarefas e feedback de um mentor chama-se prática deliberada. É a via para a excelência. Um piloto, um professor de piano, um psicoterapeuta e um pediatra demonstraram à jornalista Sofia Teixeira como se preparam para exercer com mestria as respetivas profissões.

Comportamento

Esfumam-se como fantasmas
Um dia estão na relação, no seguinte desaparecem sem deixar rasto. O fenómeno não é novo mas ganhou nome, ‘ghosting’, e é cada vez mais frequente. A jornalista Catarina Silva narra a história de uma vítima e avança com as explicações e as estratégias de quem estuda esta realidade.

Bem-Estar

A inflamação que estraga o sorriso
A periodontite é muito mais do que a doença das gengivas. Trata-se de uma inflamação crónica que pode agravar patologias cardiovasculares e respiratórias, diabetes, Alzheimer e artrite reumatoide. É mais frequente em pessoas obesas e, sabe-se agora, está associada a formas mais graves de covid-19. A jornalista Inês Schreck falou com um doente e dois médicos-dentistas e clarifica fatores de risco e métodos de prevenção desta patologia.