Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

De pequenino se torce a fama
São crianças-estrelas. Atiradas às feras atrás do sonho num mundo de adultos. O bailarino António Casalinho, os atores Madalena Aragão e Isaac Carvalho e a cantora Maria Inês Saraiva contam como conciliam as carreiras artísticas com os estudos. E a modelo Maria Miguel revela como superou o deslumbramento da fama. A jornalista Catarina Silva falou ainda com a vice-presidente da CPCJ e especialistas em Pedopsiquiatria, Direito e Psicologia da Educação para explicar os contornos da lei e os riscos da pressão do sucesso em idades tão precoces.

Sacrificados pela ciência
De um lado, os investigadores que garantem que nalguns casos é impossível não usar animais em experiências científicas, nomeadamente para desenvolver novas terapêuticas. Do outro, os defensores dos animais que alegam que há outros métodos, falta é vontade e investimento. O debate é aceso. Cruza ética e ciência, custos e benefícios, bem-estar e sofrimento. A jornalista Sofia Teixeira entrevistou três cientistas, duas dirigentes de associações e uma deputada do PAN para perceber que direitos têm, afinal, os animais de laboratório.

Comportamento

Como impressionar numa entrevista online
A contratação está a mudar. Os processos de seleção de recursos humanos são online e as entrevistas feitas à distância. Mais frias, mais impessoais ou, pelo contrário, mais tranquilas por serem no conforto de casa? Três profissionais partilham a experiência com a jornalista Sara Dias Oliveira. E três especialistas dão dicas para preparar essa conversa e nada falhar. Porque no écran todos os detalhes importam.

Bem-Estar

A hormona que ajuda a dormir
Só no ano passado, venderam-se quase 600 mil embalagens de suplementos à base de melatonina, a chamada hormona do sono. Uma alternativa aos medicamentos que, segundo os especialistas ouvidos pela jornalista Inês Schreck, é uma arma terapêutica eficaz. Alertam, porém, que não há estudos a longo prazo sobre a inocuidade destes produtos e que a insónia deve ser combatida principalmente com ajustes nos horários de sono.

Estilos

Uma moda que não é inofensiva
As “hard seltzers”, grande sucesso dos Estados Unidos, estão a entrar em força no mercado nacional com um forte apelo ao mercado jovem. A bebida de água gaseificada com aromas de frutas e álcool é publicitada como “leve”, “pouco alcoólica” ou “com ingredientes naturais”. Uma imagem que pode ser enganadora. Trata-se de uma bebida alcoólica, não é uma água gaseificada ou refrigerante, alerta a bastonária da Ordem dos Nutricionistas à jornalista Inês Schreck.