Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Resistem. Investem. E até inovam
Não despediram, não fecharam portas e reinventaram-se mesmo com as salas despidas de clientes. Restaurantes que apostaram em diversificar produtos e canais para chegar mais longe. Leitão da Bairrada em Lisboa, comida regional do Alentejo no Porto, francesinhas de Viana do Castelo promovidas no Instagram, marisco de Matosinhos disponível em app ou massas da Feira levadas por super-heróis. Histórias de luta e resiliência contadas pela jornalista Catarina Silva.

“Tenho algumas inseguranças físicas, não muitas”
Gosta de escrever, quis seguir Economia mas aconteceu-lhe ser modelo e atriz. Reconhece que ser bonita abre portas, mas garante que só vinga no meio quem tem talento e se esforça. Em conversa com a jornalista Alexandra Tavares-Teles, Júlia Palha fala de assédio, machismo e de como aprendeu a dizer não quando lhe pedem para se despir.

Missão: vacinar
Em Arazede, no meio do nada, mas perto de tudo, fica o quartel-general da vacinação contra a covid-19. É lá que são guardadas todas as doses e é de lá que são distribuídas para todo o país. A jornalista Inês Schreck e os fotojornalistas Artur Machado e Leonel de Castro acompanharam a chegada de um carregamento da Moderna e seguiram-no até a dose ser inoculada numa idosa de Ermesinde. Uma impressionante logística feita de temperaturas polares e trabalho ininterrupto para que nada falhe.

Comportamento

Muito mais do que estranhos
O vizinho que cumprimentamos no elevador, os dois dedos de conversa no supermercado, a breve troca de palavras com um colega cujo nome nem sabemos. Interações breves, ligações frágeis, mas mais relevantes do que avaliamos à primeira vista, não só porque os “conhecidos de conhecidos” nos permitem aceder a mundos que de outra forma nos estariam vedados, mas também porque as ligações superficiais proporcionam bem-estar. A jornalista Sofia Teixeira consultou quatro investigadores na área das redes sociais para concluir que os laços fracos são, afinal, fortes de importância nas nossas vidas.

Bem-estar

Grávidas de tristeza
A depressão na gravidez afeta 10 a 20% das mulheres, mas a maioria não procura ajuda, alertam os especialistas. Nos casos graves, manifesta-se por uma profunda tristeza, um total desinteresse por tudo e pode conduzir até a tentativas de suicídio, como relatam duas mães à jornalista Sofia Filipe.