Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

O insuportável vazio dos dias
Agostinho desceu as escadas sem ajuda e foi para o hospital. Não voltou. A febre de Manuel não baixava. Acabou por ter um AVC. João tinha tosse. Morreu uma semana e meia depois. Pedro, sem-abrigo desde que saiu amnistiado da prisão, foi enterrado num funeral sem ninguém. Francisco, bombeiro que vivia para ajudar os outros, apanhou o coronavírus no hospital. Um ano de pandemia deixou milhares de quartos desertos. Vazios por preencher contados por quem fica ao jornalista José Miguel Gaspar. As fotos são do fotojornalista Rui Oliveira.

E não ficaram em casa a coser meias
Derrubaram preconceitos em casa, nas esquadras e na rua. As primeiras mulheres a vestir a farda da PSP formaram-se há 50 anos. Quatro pioneiras e duas oficiais narram às jornalistas Kátia Catulo e Inês Banha o caminho da igualdade na Polícia.

Cem anos de luta nos muros
O PCP está a comemorar cem anos de vida. Uma história feita de lutas, de resistência e de força, em nome da liberdade e dos direitos do povo, que pode ser recordada também através dos icónicos cartazes do partido da foice e do martelo. “Uma história e um percurso duros como punhos, mas fascinantes!”, como sintetiza Jerónimo de Sousa à jornalista Sara Dias Oliveira.

Comportamento

Roubar para aliviar a tensão
Rara e de difícil tratamento, a cleptomania é uma doença que se traduz na incapacidade de resistir ao impulso de furtar, geralmente bens de baixo valor económico. A jornalista Sofia Teixeira entrevistou uma doente recuperada, que descreve a excitação que sentia antes e o alívio depois de sair de uma loja sem pagar um chocolate. E procurou as explicações junto de vários especialistas que revelam como se manifesta, diagnostica e trata esta patologia que afeta três vezes mais mulheres do que homens.

Bem-estar

Rir é mesmo o melhor remédio
Ajuda a quebrar o gelo, melhora a imunidade, estimula a criatividade e regula as emoções. A jornalista Sara Dias Oliveira falou com dois humoristas e duas psicólogas sobre a importância do riso e concluiu que a ciência comprova o adágio popular.