Descomplicar a maternidade, antes e depois do parto

Helena Horta e Costa, mentora do projeto Bean App

Bean App é uma plataforma online que reúne uma equipa de especialistas em tudo o que interessa a mães, bebés, famílias. Sem sair de casa. E sem nervos.

A ideia germinou como um feijão. Teresa Horta e Costa tinha acabado de ser mãe, estava em Madrid, sem família por perto, com vários chavões na cabeça. Dúvidas e incertezas. Navegou na internet sem filtros, encontrou milhares de explicações. Foi há dois anos, Sebastião tinha acabado de nascer. Cinco meses depois, estava novamente grávida, Bernardo a caminho. A Bean App ganhava forma. “Nasceu do sítio certo, da vontade de ajudar mães e famílias.”

A teoria nem sempre bate certo com a realidade, cada bebé é um bebé, a primeira experiência pode não encaixar com a segunda. A vontade de juntar temas que importam à maternidade, perguntas que surgem com a gravidez, uma nova vida e rotinas depois do parto, num único sítio, à distância de um clique, sem sair de casa e sem fronteiras geográficas, deu de si. O objetivo era, adianta, avançar com “um projeto que conseguisse reunir uma equipa multidisciplinar” à volta do bebé e da mãe. “Cada bebé é único, o que traz novos desafios. Queremos estar ao lado das famílias nesta nova etapa e continuar a dar resposta às necessidades que sintam e ainda não estejam atendidas.”

A Bean App nasce como uma plataforma online com temas como a amamentação, o sono, a alimentação, cuidados a ter com o bebé, emoções e psicologia, coaching para a mãe e o seu novo papel, a componente física. Tem sessões de parentalidade, workshops temáticos, cursos para antes e depois do parto. “A Bean é uma plataforma quase educativa, com uma curadoria de especialistas com experiência já validada”, refere. “É uma ajuda direta. As mães recebem orientação personalizada através de consultas online, sem barreiras. Facilitamos em tudo o que podemos.”

O processo é simples. Entrar no site, 23 especialistas de várias áreas, que se apresentam num vídeo, disponíveis “para mães que se sentem impotentes no caminho a seguir”. Escolher o assunto, verificar disponibilidade num calendário, marcar dia e hora, fazer o pagamento (entre 30 e 70 euros), e, na data, aceder à consulta no computador através de uma videochamada. Sem sair de casa, a partir de qualquer lugar.

A Bean App tem pouco mais de um mês de vida e a sua autora quer que seja “um sítio de referência para mães, famílias, bebés”. Com temas escolhidos a dedo. O agendamento das sessões é enviado para o email e há um serviço de satisfação. “Acompanhamos a pessoa e os resultados efetivos.”

Teresa Horta e Costa, licenciada em Comunicação, com um percurso profissional em startups tecnológicas, acredita no poder das ferramentas digitais e está satisfeita com a procura da plataforma que surgiu com base na sua experiência. “Há a ideia do que é um bebé e depois há o bebé em si.”