Publicidade Continue a leitura a seguir

Descascador, o engenho criado em quartel que se tornou ícone do design suíço

O utensílio foi produzido pela Zena Swiss, empresa que fundou, e tornou-se um objeto intemporal

Publicidade Continue a leitura a seguir

Descascador foi criado na II Guerra Mundial por combatente que tinha de descascar milhares de batatas. Continua indispensável na cozinha.

Descascar batatas é tarefa ingrata, mas descascar batatas para um regimento até pode ser tortura. Foi precisamente num quartel militar, no início dos anos 40, que nasceu a ideia de um descascador, utensílio que ainda hoje é essencial numa cozinha, grande ou pequena, seja para descascar uma ou um batalhão de batatas.

A invenção pertence a Alfred Neweczerzal, um suíço que começou a vida a vender utensílios domésticos. Com olho para o negócio, em 1931, decidiu comprar a sua primeira máquina de perfuração, com a qual passou a desenvolver utensílios de cozinha, como batedeiras. Depois veio a II Guerra Mundial e Alfred, chamado ao combate, ficou na cozinha, com a tarefa de descascar milhares de batatas para o exército. Como “a necessidade aguça o engenho”, inventou o descascador Rex e patenteou a ideia em 1947.

O utensílio foi produzido pela Zena Swiss, empresa que fundou, e tornou-se um objeto intemporal. Mais de 70 anos depois, e centenas de réplicas feitas por outras marcas, continuam a vender-se, todos os anos, cerca de um milhão de descascadores Rex daquela marca. A estrutura e a ergonomia simples, o design moderno e a fama da produção suíça abriram as portas para o sucesso. O descascador Rex é um ícone do design suíço, de tal forma que em 2004 foi escolhido para figurar nos selos postais do país.

Desde a invenção de Neweczerzal surgiram vários utensílios para descascar fruta e legumes: uns como réplica e evolução do Rex, outros mais sofisticados e com funções específicas. Um destes exemplos é o descascador de maçã mecânico, que funciona através de um sistema de manivela, tira a pele, descaroça e fatia as maçãs em apenas um movimento. Não é um ícone do design, mas ajuda (e muito) na hora de servir à mesa.