Susana Romana

Costa, Rendeiro, a quinta vaga de covid e as novas restrições

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Foi o grande tema da semana passada: João Rendeiro deu uma entrevista à CNN, de cortinas fechadas, recusando confessar que está na verdade num Ibis para os lados de Matosinhos. As pistas são óbvias: junto ao mar, fala-se português e é impossível ficar bronzeado.

2

Toda a entrevista foi épica, mas gostei muito do momento em que afiança que “vai ao ginásio sem peruca”. O que é uma pena, porque nada dá tanta pica para fazer uma aula de step como um look igual ao da Jane Fonda em 1982.

3

Outro tópico muito comentado foi o amor da sua mulher pelas suas cadelinhas, que a impediu de deixar o país. Eu fiquei confusa, porque para mim cadelinhas são conquilhas, aqueles deliciosos moluscos que se comem no Algarve. Até falaram em conchinha. Achei “isto é que é uma mulher que adora petiscos”.

4

Mas não, eram mesmo cadelas. Joana, Clara e Boneca. Não gozem com terem (quase) todas nome de pessoa. Têm todas salários mais altos do que os nossos, de certeza. Eu para ser rica e não trabalhar até me podiam chamar Laika Pantufa.

5

Rendeiro disse só voltar se o presidente lhe desse um indulto, que é um perdão presidencial. Marcelo disse que o prazo para indultos já caducou. Remeteu para um problema de secretaria, como se fosse só o Gil Vicente a subir de divisão e não um escândalo judicial. Foi o “esse papel é com a minha colega” que nos safou.

6

Rendeiro também se considerou um “poderoso fraco”, numa comparação de medir pilinhas fraudulentas com Ricardo Salgado. Parece quando andam a ver no universo da banda desenhada quem é o pior supervilão, se o Joker se o Lex Luthor.

7

Noutras notícias, Costa voltou a falar ao país a propósito de recomendações para esta quinta vaga de covid. O objetivo é o já clássico “salvar o Natal”. Mas aqueles de nós com famílias disfuncionais já sabem há anos que o Natal não tem salvação possível, vai sempre dar molho.

8

Na Europa, alguns países protestam contra novas restrições e confinamentos, causados essencialmente por quem se recusa vacinar. Aquilo é malta que preza a sua liberdade. Liberdade de ter covid, escorbuto, pólio, tuberculose, peste negra e gripe espanhola. Tudo doenças inventadas pelo Bill Gates ainda nem era ele nascido.