Publicidade Continue a leitura a seguir

Cosmética à base de matérias-primas biológicas

Fotos: DR

Catarina Barbosa Skincare | Florbela: Máscara enzimática | 65 euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

Leite de cabra, urtigas e papoilas, extratos de plantas, óleos vegetais. As matérias-primas são biológicas dos pés à cabeça. As marcas são portuguesas.

É uma arte minuciosa que exige a máxima atenção porque todos os centímetros de pele merecem ser bem tratados. Por isso, várias marcas portuguesas dedicam-se à cosmética com base em ingredientes naturais. Por respeito ao corpo e ao ambiente.

A Musa Natural Cosmetics nasceu pela mão de Catarina Nobre, formada em Design e Multimédia, com experiência em certificação de cosméticos, natural de Portalegre, a viver no Fundão. Todos os produtos são 100% naturais e artesanais. Os cremes de corpo, os bálsamos labiais, os sabonetes, os champôs e condicionadores sólidos, o óleo para a barba. Tudo livre de químicos. “Usamos óleos vegetais para substituir as fragrâncias sintéticas e minerais triturados para substituir os pigmentos”, revela. Mel, azeite, leite de cabra, laranja do Algarve, vinho do Porto, óleos feitos com grainhas de uva ou caroços de alperce são matérias-primas que usa na sua gama à venda online e em mais de 30 pontos espalhados pelo país.

Mariana Santos criou a Herbes Folles com o máximo respeito pelo ambiente e pelas necessidades do corpo. “As matérias-primas são 100% naturais, a grande maioria dos ingredientes são óleos vegetais”, enaltece. Mariana, que estudou medicina herbal, vai à Natureza buscar ervas e plantas. Urtigas, beldroegas, hipericão, papoilas e sabugueiro constituem a base dos seus produtos: óleo de limpeza, loção hidratante, bálsamo multiúsos e duas esponjas. À venda no site e em algumas lojas selecionadas.

Mafalda Pinto Leite construiu a MPL Beauty, marca de produtos de beleza naturais e biológicos instalada no Porto. “Feitos a partir de ativos botânicos de plantas altamente nutritivas. Crio produtos naturalmente ricos em antioxidantes e vitaminas essenciais para nutrir a pele, o cabelo e o nosso organismo, por dentro e por fora”, explica. “Todos os extratos e óleos são retirados a frio para preservar todos os benefícios terapêutico.” O mais sustentável possível, da matéria-prima à embalagem. A oferta é diversificada. Exfoliantes, séruns, cápsulas para o cabelo, óleos, escovas, bálsamos reparadores, desodorizante em creme, entre outros artigos à venda online.

Catarina Barbosa é engenheira química, vive em Vila Nova de Milfontes e criou uma marca de cosmética que homenageia mulheres portuguesas. A Catarina Barbosa Skincare tem produtos feitos à base de plantas. Enzimas de papaia e de ananás, óleos vegetais, probióticos, vitaminas. “Usamos óleos vegetais, ingredientes ativos comprovados pela ciência para que o produto resulte”, conta. Os óleos são prensados a partir de sementes cruas. A Amália é um óleo facial, a Carolina uma máscara detox, a Florbela uma máscara enzimática, a Maria um sérum hidratante, a Simone um bálsamo antioxidante. À venda online e em lojas dentro e fora da Europa.

MPL Beauty | Regenera: Bálsamo de beleza | A partir de 26 euros
Herbes Folles | Loção bifásica | 37,50 euros
Herbes Folles | Loção bifásica | 37,50 euros
Musa Natural Cosmetics | Sabonete mediterrâneo | 7,69 euros