Continente continua a reduzir açúcar, sal e gorduras nos produtos de marca própria

Produzido por Brandstory Notícias Magazine

Bolachas, iogurtes ou refrigerantes são apenas três exemplos em que a marca melhorou a composição nutricional dos alimentos. Nos últimos dois anos, mais de 380 artigos ficaram mais saudáveis, uma conquista assinalável no Dia Mundial da Alimentação.

Portugal é um dos países do mundo com maior consumo de sal por habitante, ultrapassando o limite de cinco gramas diários recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Pelo risco que comporta para a saúde, em particular pelo aumento da probabilidade de eventos cardiovasculares, o Continente aproveita o Dia Mundial da Alimentação para reforçar um compromisso iniciado há dois anos: até 2022, a marca promete reduzir 12% do teor de sal em batatas fritas e snacks, mas também 10% do teor de açúcar em iogurtes e leite com chocolate.

Este esforço para a melhoria da composição nutricional dos produtos de marca própria já atingiu, desde 2019, mais de 380 artigos alimentares, como: bolachas, iogurtes, refrigerantes ou sopas. No total, já foram eliminadas 202 toneladas de sal, 568 toneladas de gorduras saturadas e 1682 toneladas de açúcar por ano, com a preocupação de manter o sabor de sempre. Em termos práticos, estas reduções garantem que as famílias portuguesas vão consumir menos 202 toneladas de sal, 568 toneladas de gorduras saturadas e 1682 toneladas de açúcar por ano.

Mas o compromisso da marca com a saúde e o bem-estar dos portugueses vai além da reformulação dos seus produtos. Em janeiro deste ano, foi apresentada a marca Continente do Bebé, que inclui papas infantis especialmente preparadas para bebés entre os 4 e os 36 meses de idade. São papas produzidas em Portugal, em parceria com um fornecedor especializado em alimentação infantil, pensadas com critérios nutricionais muito rigorosos. Nestes produtos, não entram adoçantes, aromas e corantes artificiais, gorduras hidrogenadas ou óleo de palma.

Em 2019, a investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Ana Rita Marinho, alertava para a importância de “ajudar a população a fazer escolhas alimentares mais saudáveis”, no seguimento de um estudo relativo ao consumo de açúcares da população portuguesa em que se apurou que as crianças e adolescentes são quem mais consome este nutriente em Portugal.

E porque a preocupação com uma alimentação equilibrada e diversa deve acompanhar-nos ao longo de toda a vida, o Continente continua a investir na gama Continente Equilíbrio, acrescentando cada vez mais opções nutritivas a um preço acessível. Comer bem não precisa de ser caro e a prova está à vista nas prateleiras – desde bebidas vegetais a sumos de fruta natural, passando por granolas ou bolachas, difícil será escolher entre as cerca de 200 referências disponíveis. À semelhança do que acontece nos produtos para bebés, os artigos desta gama são analisados e aprovados pela equipa de nutricionistas do Continente, cumprindo critérios rigorosos, como a ausência de gorduras hidrogenadas, óleo de palma e, preferencialmente, sem edulcorantes, corantes e aromas artificiais.

Neste Dia Mundial da Alimentação lembre-se que as escolhas saudáveis e equilibradas podem ser acessíveis e fáceis de encontrar. Ser saudável não é um luxo, é um direito de todos.