Constrói casa-réplica do Taj Mahal para a mulher

Anand Prakash Chouksey abre a casa, construída em Madhya Pradesh, a visitas por marcação e durante o horário escolar (Foto: Uma Shankar Mishra/AFP)

A obra envolveu trabalhadores de todo o país e custou cerca de 229 mil euros.

Um homem indiano decidiu homenagear a mulher, depois de 27 anos juntos, construindo uma casa que é uma réplica em miniatura do icónico Taj Mahal. Anand Prakash Chouksey, 52 anos, levou três anos a concluir a casa em Madhya Pradesh, na Índia, que ofereceu à esposa, Manjusha, 48.

O edifício tem quatro quartos, uma biblioteca e um quarto de meditação, com influências modernas no interior. Para construir o mini Taj Mahal, o homem visitou o mausoléu em Agra (mandado construir, no século XVII, pelo imperador Shah Jahan em memória da sua esposa favorita, Aryumand Begam, que morreu após dar à luz o 14.º filho), e examinou fotografias e imagens 3D. Inicialmente, o edifício era para ter 25 metros de altura, mas Chouksey entrou em conflito com as autoridades locais e reduziu os planos para nove metros.

A obra envolveu trabalhadores de todo o país e custou cerca de 229 mil euros. Agora, a casa atrai inúmeros e constantes visitantes. “Foi um presente para a minha mulher, mas também para a cidade”, assumiu.

O Taj Mahal original, uma das atrações mais conhecidas da Índia, é visitado por quase sete milhões de turistas por ano. É uma das sete maravilhas do Mundo e é Património da Humanidade.

O Taj Mahal é uma das sete maravilhas do Mundo e é Património da Humanidade
(Foto: Sajjad Hussain/AFP)