Condecoração de guerra roubada volta após 38 anos

Gus Albritton ganhou três Purple Hearts pelos serviços prestados no Vietname

O veterano relatou o desaparecimento da medalha, mas acreditava que nunca mais a veria.

Um veterano da Guerra do Vietname, cuja condecoração militar Purple Heart (Coração Púrpura) foi roubada de sua casa em 1983, recuperou o precioso objeto quase quatro décadas depois. Tudo porque um estranho encontrou a medalha numa venda de garagem e procurou o antigo soldado. Gus Albritton, 71 anos, de Dublin, cidade no estado americano da Geórgia, ganhou três Purple Hearts pelos serviços prestados no Vietname, mas um deles foi roubado há 38 anos, quando morava na Florida.

O veterano mantinha a medalha dentro de uma garrafa, onde também guardava moedas, joias e canivetes. A garrafa foi levada na sequência de um assalto a sua casa. Albritton relatou o desaparecimento da medalha, mas acreditava que nunca mais a veria.

Até que Jamie Bath, que mora na Florida, encontrou um Purple Heart à venda por cerca de dois euros numa venda de garagem. Bath, que nunca antes tinha visto um Purple Heart, decidiu comprar a medalha e tentar procurar o dono. “Já tinha ouvido falar disto e sabia que há vários sites onde se podem procurar os proprietários”, disse o homem, que conseguiu enviar o galardão por correio para Albritton.