A caminho da quadra natalícia, nada melhor do que cinco vinhos de outras tantas regiões, como forma de evidenciar diferenças e semelhanças de um território nacional ímpar. Num período de partilha, o bloco de provas da Garrafeira NM apresenta sugestões para diferentes carteiras. Mas em que a qualidade é denominador comum.
Arco d’Aguieira 2016
Bairrada
Aveleda
Touriga nacional, cabernet-sauvignon e tinta roriz
17,99 euros
Um vinho com um perfil rico e concentrado, que espelha fielmente a aposta do produtor no norte da região. A marca, lançada neste ano, foi delineada com tempo, possui no mínimo três anos de estágio e revela uma boa capacidade de envelhecimento. O final persistente sobressai, assim como os aromas a frutos silvestres e as notas, delicadas, de madeira.
Myndru 2019
Alentejo
Herdade Aldeia de Cima
Alfrocheiro e trincadeira
70 euros
Nascida no sopé da Serra do Mendro, a simbiose entre geologia, casta e clima resultou numa elegante estreia de inúmeras virtudes. Sobressaem, de forma delicada, os aromas de frutas vermelhas e as notas balsâmicas a arbustivos. O estágio de 12 meses em ânfora de gesso é muito mais do que o regresso às origens milenares alentejanas. É o segredo do sucesso de um vinho ancestral com imenso futuro.
Titular Dão Novo 2021
Dão
Caminhos Cruzados
Jaen
6,95 euros
Tal como o próprio nome revela, trata-se do primeiro exemplar saído da recente vindima e que o produtor de Nelas faz questão de voltar a lançar em 2021, depois do sucesso alcançado nos anos anteriores. Elaborado através da técnica de maceração carbónica, conquista atributos muito peculiares. Suave, frutado e de taninos redondos, possui uma polivalência singular.
Vale da Mata Reserva 2018
Lisboa
Rocim
Touriga nacional e tinta roriz
22,40 euros
Nascido nos contrafortes da Serra de Aire, o Vale da Mata é muito mais do que um vinho. É a história da família Vieira e do amor pela vinha da neta Catarina e do avô Manuel. O Reserva 2018 sublinha esse legado de forma superior. Após estágio em carvalho francês (16 meses) e em garrafa (11 meses), apresenta-se com a tipicidade da frescura e mineralidade do Atlântico, estruturado, taninos firmes, mas macios e final longo.
Porta da Rua Reserva 2017
Douro
Quinta do Eidinho
Touriga nacional e touriga franca
7 euros
Da subregião Baixo Corgo chega um tinto que vai ao encontro dos apreciadores mais conservadores. Com cor rubi e aroma de alguma complexidade, revelada por uma faceta frutada e um lado austero, justificado pela forte presença da madeira, fruto do estágio em carvalho francês, resulta um final de boca persistente, a reclamar harmonizações com pratos densos de conforto.
* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto