Publicidade Continue a leitura a seguir

Chapéu de pescador ou “bucket hat”, de ignorado a ícone 

Desigual | 29,95 euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

A moda do “bucket hat” surgiu no último inverno, mas a tendência manteve-se no verão. Para a estação fria que agora chega prevê-se a manutenção da tendência. Num conjunto casual e confortável, é ainda útil para os dias de chuva.

O nome não engana. Chapéu de pescador, ou “bucket hat”, era conhecido, maioritariamente, como sendo o acessório utilizado pelos trabalhadores do mar para proteger do sol e da chuva. Apesar do extenso tempo de existência, foi no último ano que viu a fama renovada e se transformou num acessório presente nas tendências de moda mais casuais.

Do dia a dia para a passarela, o facto responsável por tornar esta peça num ícone de moda foi o relançamento da Prada na estação passada. Quem explica é Patrícia Pereira, acrescentando que, “apesar de já existir há algumas décadas no closet, era um chapéu pouco utilizado em comparação com modelos mais clássicos”. A stylist, que partilha parte do seu trabalho no Instagram (@patriciapereirastylist), lembra ainda que, antes do relançamento que trouxe o produto para a ribalta, o chapéu de pescador era amplamente associado ao público infantil, numa peça prática e utilitária.

“Na moda, já nada inova e tudo se renova”, lança Patrícia Pereira. E, por isso, o caminho das marcas assenta nas reedições. O que trouxe de volta o chapéu de pescador foi o relançamento da Prada numa matéria-prima inovadora, impermeável e típica do kispo. “Virou ‘fashion icon’ e outras marcas pegaram no mesmo.”

Já no verão, o mesmo modelo apareceu em tecido, numa versão mais fresca, e muitas vezes com padrões que conjugavam com os fatos de banho, acrescenta a estilista. No entanto, apesar de todas as renovações, Patrícia Pereira lembra que este é um chapéu caracterizado por não ser rígido e, por isso, concretizado numa matéria-prima móvel. Para a estação que se segue, a stylist prevê que a tendência do “bucket hat” se mantenha, agora com matérias-primas tradicionalmente associadas aos chapéus clássicos.

A diferença entre estações, resume, é a mudança no padrão e na palete de cores. “Na nova estação podem esperar-se novas cores invernosas, como o bordô, o verde ou o castanho”, remata Patrícia Pereira.

New Era | Desde 29,99 euros
Fred Perry | 60 euros
San Dyliang | 45 euros
Vans | 35 euros
Fila | 9,99 euros