Publicidade Continue a leitura a seguir

Catarina Vasconcelos: “A liberdade é a coisa mais importante da vida”

Fotos: André Luís Alves/Global Imagens

“A metamorfose dos pássaros”, a multipremiada longa-metragem, está nos cinemas e é candidata de Portugal aos Oscars. Catarina Vasconcelos foi fotografada em Lisboa, onde vive

Publicidade Continue a leitura a seguir

O "Espelho Meu" da realizadora de cinema.

Vejo bem

  1. Durante muito tempo, orgulhei-me de ver muito ao longe coisas quase invisíveis. Se calhar também as inventava ou talvez as sonhasse. Houve coisas que achei serem sonhos mas que se tornaram reais. E há coisas que os meus olhos não eram capazes de imaginar até as ver.
  2. Neste ano, foi fundada a associação AMAR-Açores pela diversidade, o primeiro centro de apoio à população LGBTI da região, através de um grupo de pessoas excecionais que mudaram a maneira como essa população era tratada: com invisibilidade.
  3. No ano passado vi os meus olhos a encherem-se de esperança quando a discussão sobre a eutanásia surgiu na esfera pública. O facto de começarmos finalmente a discutir o direito a uma morte antecipada para terminar sofrimentos insuportáveis faz-me acreditar que um dia poderemos viver num país mais livre. Se a morte é parte da vida, e se nos preocupamos em ter uma boa vida, porque não deveríamos também ter o direito a uma boa morte? A liberdade é a coisa mais importante da vida. Sem ela, o que nos resta?

Vejo mal

  1. Concentro muitas vezes o meu olhar nos detalhes. Mas mesmo com este treino de olhar para coisas mais pequenas, os sucessivos orçamentos para a Cultura são tão pequenos que os meus olhos têm muita dificuldade em vê-los.