O investimento é de mais de 800 milhões de euros.
A companhia Azul Linhas Aéreas anunciou uma parceria com a fabricante alemã Lilium Jet para ter 220 aeronaves elétricas (eVTOLs) a voar sobre as cidades do Brasil já em 2025. Trocado por miúdos, trata-se de carros voadores para transportar passageiros em trajetos curtos.
Num investimento de mais de 800 milhões de euros, o plano é ligar centros económicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas e condomínios residenciais aos aeroportos. Mas a novidade também representa a aposta da companhia aérea na redução de emissões poluentes e no desenvolvimento económico e social do país.
“Somos um dos maiores mercados do Mundo para helicópteros e acreditamos que este projeto pode revolucionar a mobilidade”, afirmou John Rodgerson, presidente da Azul, que reconhece tratar-se de um mercado totalmente novo.
A companhia realiza cerca de 700 voos domésticos diários. Durante o primeiro semestre deste ano, outras companhias aéreas, como a Virgin Atlantic e a United Airlines, também anunciaram investimentos em aeronaves elétricas.