Mais do que um presente útil, as canetas ou esferográficas de gama alta são um símbolo de requinte. Para quem valoriza uma escrita personalizada.
A época natalícia é propícia a ofertas generosas. Pela qualidade, para coleção ou por gosto, os instrumentos de escrita mais requintados continuam a ser uma opção para presentear quem valoriza o ato de escrever. Entre canetas, esferográficas ou lapiseiras, há diferentes formas de passar a tinta ao papel e a preços variáveis.
Nos últimos anos, a procura por produtos de escrita luxuosos tem vindo a diminuir. Mais do que o consumo, também o valor disponível para este tipo de oferta tende a baixar ao longo do tempo, afirma Matilde Ferreira. “As novas gerações não valorizam tanto a escrita como no passado” e, por isso, “o valor e o simbolismo da oferta das esferográficas de luxo não é o mesmo”, explica a responsável pelo departamento de marketing do Gandias, papelaria com lojas na cidade de Braga e venda online.
“A ergonomia, o conforto na escrita, o design e a funcionalidade, aspetos que variam consoante o cliente”, são os pontos essenciais a ter em conta na hora de escolher a peça. Entre várias opções, “existem modelos de coleção, de valor mais elevado, e outros mais económicos, que acabam por servir a vários tipos de cliente”.
O preço varia conforme o tipo de produto, os materiais e a mecânica. “As canetas apresentam uma escrita mais refinada e elegante e um acabamento diferente de algumas esferográficas”, destaca Matilde Ferreira, justificando-se assim o valor mais elevado das primeiras. Apesar de “se tratar de um luxo a que nem todos os clientes” têm acesso, o preço é reflexo da qualidade.
“As canetas apresentam uma ponta de aparo, normalmente em aço inoxidável, sendo que podem ser recarregáveis através de cartuchos de tinta. As canetas esferográficas, por sua vez, necessitam apenas de uma recarga padrão e oferecem uma escrita limpa e consistente.” Estas últimas são a escolha preferencial do público mais jovem.
A vantagem na compra destes produtos numa loja física é o aconselhamento e o atendimento personalizado. “Na maioria dos casos, os clientes procuram-nos com um problema – um presente para oferecer e a dúvida sobre a melhor escolha – e fazemos os possíveis para apresentar a melhor solução.” Outra vantagem é o cliente ver e testar o produto antes da decisão de compra, o que é relevante, principalmente porque, tratando-se de produtos de gama alta, o investimento é significativo.